Atividade faz parte das ações que a gestão municipal tem promovido por meio do Selo Unicef
A sexta-feira (05) foi bem diferente para os jovens que fazem parte do Núcleo de Cidadania de Adolescentes. A Prefeitura de Gravatá promoveu um momento de conhecimento sobre saúde mental e proporcionou uma tarde de lazer e diversão no Hotel Fazenda Portal de Gravatá.
Na ocasião, foi trabalhada a questão prática como expressão artística e sentimentos, a arteterapia, as dúvidas desses jovens sobre alguma curiosidade ou inquietações que aparecem na adolescência e o link com a música, pintura e se olhar no coletivo.
De acordo com Patrícia Silva, coordenadora do CAPS II, é um momento de fortalecer a presença do jovens com a consciência de que eles podem, eles conseguem e que eles estão aqui para experimentar e sair com algumas técnicas para cuidar dessa ansiedade que é muito comum nessa fase: “Então, eles aprenderam a fazer aqui a técnica do cérebro integral, interagiram muito bem com a consciência como a neurociência vem falando da importância da gente trabalhar nossa mente para a gente poder se adaptar a esse mundo tão diverso. Então, está sendo uma manhã muito interessante de trocas, de bate papo, de música, de expressão e principalmente de acolhimento. Além de fazer com que eles se entendam e se vejam como parte de tudo isso de forma natural. Ser adolescente é fazer parte dessa vida cheia de diversidades”, disse.
Após todo ensinamento e prática sobre a saúde mental, os jovens puderam desfrutar de um almoço e em seguida um momento de lazer, onde puderam se divertir no hotel.
Adriano Teixeira, adolescente que faz parte do NUCA, comenta como foi a experiência: “Está sendo uma experiência muito legal a gente sair da onde estamos acostumados em ter reunião e viemos para um lugar novo para conhecer coisas novas também e abordar assuntos interessantes. Está sendo muito diferente”.
A articuladora do Selo UNICEF, Irmã Velusia, participou deste evento e comentou: “Nesse grupo de adolescentes foi muito importante porque eles trabalharam temas mais pertinentes como gravidez na adolescência, empoderamento de meninas, a questão da adolescência e meio ambiente. Então, isso já foi trabalhado com esse grupo de adolescentes que já conheceram as secretarias e que hoje vieram fazer essa experiência sobre a questão da saúde mental que o Selo tem dado muita ênfase, tem tido muito treinamento por causa da pandemia que veio causando ansiedade nos adolescentes. Patrícia trabalhou muito bem com os dois psicólogos e eu penso que vai fazer uma diferença enorme na vida dessas adolescentes e que bom que a Prefeitura está procurando dar essa importância e esse acolhimento a essas pessoas nesse momento tão importante das suas vidas”.
O prefeito Joselito Gomes, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, foram recebidos com cantoria e alegria pelos jovens.
“O Núcleo de Cidadania do Adolescente realizou mais um momento de encontro de partilha, e desta forma tratando sobre a saúde mental. Nesse sentido a secretaria de Assistência vem desenvolvendo um trabalho excelente que é prioridade e precisamos sim dar atenção aos nossos adolescentes para que possam crescer de forma bastante integrada, harmoniosa e equilibrada. Nossa gestão continua dando essa atenção e exercitando esse trabalho de cidadania porque nosso compromisso é com as pessoas”, disse o prefeito.
Em parceira com o Portal de Gravatá, Eduardo Cavalcanti, que é diretor do hotel, participou deste momento e incentivou os jovens a crescerem profissionalmente e a abraçarem as oportunidades oferecidas.
Estiveram na ocasião o secretário executivo do COMDICA, Danilo Barboza, o mobilizador do NUCA, Artur Felipe, a mobilizadora da Educação, Fabiana Torres, o mobilizador da Saúde, Leonardo Lima, o psicólogo do NAEF da Secretaria de Educação, Alberes Santos, o psicólogo da Assistência Social, Rivaldo Mendes, e a enfermeira da equipe multidisciplinar, Amanda Gabriela.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM) / Danilo (COMDICA)