Docentes gravataenses participam do lançamento dos livros do projeto Publica, Professor

Publicado em 16 de outubro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Lançamento dos livros foi realizado no Dia do Professor, comemorado nesta sexta (15), no Mercado Cultural de Gravatá

 

Nesta sexta-feira (15), quando se comemora o Dia do Professor, houve o lançamento dos livros que fazem parte do projeto Publica, Professor!, no Mercado Cultural de Gravatá, com a participação de mais de 70 docentes.

A iniciativa nasceu da necessidade que esses profissionais têm em publicar seus trabalhos acadêmicos, artigos e/ou pesquisas, mas não encontram oportunidade nas instituições superiores de ensino. 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, apoiou o evento e incentiva a participação dos seus professores em atividades extra sala de aula. 

 

A professora Layla Cristina é uma das docentes que teve o trabalho publicado em dois livros: Vozes que Educam e Docência: Práticas, Experiências e Vivências Pedagógicas. Ela falou sobre a experiência. “Achei de suma importância participar do projeto porque foram trocas de experiências entre pessoas que a gente não conhecia, com abrangência de colegas de outras cidades. O apoio da prefeitura é o pontapé inicial, já que a educação é a base de tudo e se não for ela no início de tudo, não se têm as outras áreas. Quando a Prefeitura abraça esse projeto, a cidade só tem a crescer”.

 

 

O organizador do evento e idealizador do Publica, Professor, o docente Nivaldo Belo, é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e é aluno especial da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE no Campus Caruaru. Ele fala como surgiu o projeto. “O intuito era publicar artigos de professores que estão longe dos centros universitários e não conseguem ter esse apoio para publicar esse material, que são trabalhos de mestrado, pós-graduação e juntando somam sete livros com a participação de mais de 70 professores, não só da Rede Municipal de Ensino de Gravatá, mas da Rede Estadual de Pernambuco e de outros estados. O apoio da Prefeitura de Gravatá veio quando ela incentiva a educação, para que a gente tenha tempo, discernimento, gosto pela divulgação e pelo fato de estarmos aqui divulgando e mostrando nosso trabalho para nossa comunidade, família, mas toda comunidade gravataense”. 

 

A secretária executiva de Educação de Gravatá, Joselma Melo, que estava representando a secretária municipal, Ninha Professora, falou em seu discurso que “é com muita alegria que nos encontramos esta noite na realização de um sonho. Acredito que todos os autores que editaram os livros, e hoje estão lançando, sonharam com esse momento. Estamos honrados por termos esse momento, em Gravatá, é um momento tão brilhante na vida de cada um de vocês. Eu vivi muitos anos como profissional da sala de aula, passei 34 anos como professora, era o lugar onde tínhamos acesso aos livros, para lermos em casa, e queremos ainda aprender a cada dia”.

 

O vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, marcou presença no lançamento dos livros do projeto Publica, Professor. Ele falou sobre o incentivo que a gestão do prefeito Joselito Gomes tem dado para a educação. “Uma das características dessa gestão de Joselito e Darita é a valorização das pessoas. Esse projeto vem resgatar várias obras que ficariam desconhecidas da população caso não houvesse um projeto com tanta amplitude quanto este. Ficamos muito satisfeitos em apoiar, ceder o espaço do Mercado Cultural para o lançamento, através da Diretoria de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e da gestão do prefeito Joselito, que é inclusiva”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS