Essa iniciativa contou com a parceria da Clínica de Desenvolvimento Infantil Aliançados e do Instituto Lays Leite que trouxeram conhecimentos, dinâmicas e muito aprendizado aos profissionais de apoio da Educação Inclusiva
Nesta sexta-feira (11), a Secretaria de Educação de Gravatá, por meio da equipe de Educação Inclusiva, promoveu a formação “Autismo e seus desafios: corpo, mente e inclusão”, como parte da programação do Abril Azul, que é o mês de conscientização do autismo.
A atividade, realizada no auditório da Secretaria, contou com a participação de profissionais de apoio da rede municipal da Educação Inclusiva e teve a parceria da Clínica de Desenvolvimento Infantil Aliançados e do Instituto Lays Leite. A manhã foi marcada por momentos de aprendizado, música e dinâmicas interativas, reforçando o compromisso do município com a inclusão e o acolhimento das pessoas com TEA.
Emanuela Lopes, terapeuta ocupacional da Aliançados, comentou sobre essa parceria pública privada: “Isso é tão importante, essa parceria clínica e prefeitura, para que a gente possa, sim, trabalhar a inclusão de forma vivencial. Que a gente possa compreender que os profissionais precisam viver determinadas emoções e sentimentos para que eles possam reproduzir junto aos seus alunos”.
Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva, falou sobre essa iniciativa: “Hoje nós reunimos os profissionais de apoio da equipe da Educação Inclusiva para uma formação que também tem alusão ao Abril Azul, que é o mês de conscientização do autismo, para trazer reflexões acerca desse tema, para estruturar os laços com esses profissionais e trazer essa formação para que eles saibam realmente como atuar com esses estudantes que estão na nossa rede. Então nós tivemos aí o apoio, a participação da equipe da Aliançados e do Instituto Lays Leite, que é uma clínica de desenvolvimento que está aqui na cidade e que está nos apoiando nesta ação de hoje”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)