Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável chegam a Lagoa do Fernando 

Publicado em 15 de setembro de 2021, por Ana Paula

Ação começou nesta terça-feira (14) e segue até a quinta-feira (16) com diversidade de cuidados com as crianças de Gravatá

A Escola Municipal Manoel Lacerda de Almeida, que fica no sítio Lagoa do Fernando, Zona Rural de Gravatá, recebe, desta terça-feira (14) até a quinta-feira (16), as ações dos Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável.

As ações, realizadas nas escolas da cidade pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, ocorrem a cada 15 dias e englobam avaliação nutricional, exame de vista, verificação e atualização da caderneta de vacina, oferta de medicação contra verminose e triagem de saúde bucal. 

 

Maria Severina da Silva é dona de casa de 26 anos, mãe de Vinícius José da Silva, de 3 anos. Ela levou o filho para a triagem e opinou que “a ação de hoje foi maravilhosa, porque é importante cuidar da saúde e é importante todo mundo participar sempre que tiver”.  

 

Edjane Correia de Araújo, de 42 anos, é agricultora e levou a sua filha, Marcela, de 10 anos, para fazer a triagem e aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação da menina com a imunização contra o HPV. Ela considerou que “aproveitamos muitas coisas importantes e só tenho a agradecer à Prefeitura por essa ação. Acho que sempre tem que ter isso para o bem de todos e espero que continue”. 

 

 

O coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, detalhou os próximos locais que receberão as ações do PSE. “Estas são ações voltadas para a população de escolares. Iniciamos no distrito de Avencas, em seguida São Severino e agora estamos em Lagoa do Fernando. Os próximos distritos a serem contemplados serão Mandacaru, Russinhas e Uruçu-Mirim. Estima-se que a gente consiga assistir 1.400 crianças desses distritos e logo em seguida vamos ampliar para a Zona Urbana do município de Gravatá. Todos os atendimentos aqui são uma triagem e após isso a gente determina uma agenda para as pessoas que tiverem necessidade serem assistidas na sua unidade de saúde mais próxima”. 

 

O prefeito da cidade, Joselito Gomes, fez questão de acompanhar as ações de saúde, na manhã desta terça (14). Ele disse: “essa é uma junção muito importante e necessária entre as Secretarias de Educação e Saúde, que já vem acontecendo em nossas escolas, com alguns distritos já contemplados com essa ação. O trabalho vai continuar, porque é importante fazer uma avaliação de como cada criança se encontra no momento. A mãe, pai, ou responsável traz a criança, recebe orientação, e ela passa por várias etapas para saber como a criança está e o que precisa ser feito, caso seja necessário, já sai com o agendamento. Esta é uma ação que humaniza e que resgata a dignidade das pessoas, assim queremos trabalhar, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

 


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS