Projeto “Alto com Vida” tem início no Cruzeiro e vai trazer muitas cores e vida às casas do local

Publicado em 25 de setembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

A iniciativa, do prefeito Joselito Gomes foi executada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, tem o objetivo de requalificar os locais altos urbanos da cidade

36 casas que ficam na Ilha das Cobras, no bairro Cruzeiro, em Gravatá, vão passar por pintura dentro do projeto “Alto com Vida”, da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, ação que teve início na manhã deste sábado (25) e que marca o início da Semana do Turismo na cidade.

Este é o primeiro local contemplado no município do Agreste pernambucano e o projeto tem apoio de secretarias do município, além da iniciativa privada, com empresas como a Tintas Iquine, e de coletivos de voluntários.

Este primeiro momento passa por reboque das paredes para receber a pintura, que será realizada com grande mutirão, no próximo dia 02 de outubro, que marcará o encerramento da Semana do Turismo.

Eronita Oliveira da Silva, de 85 anos, será uma das moradoras que terá a casa contemplada pelo projeto. Cada morador escolheu a cor da casa. Com a dona Nita, como é conhecida, não foi diferente. “Que prefeito bom, viu?! A minha casa vai ser pintada nas cores azul e branco, porque são as cores do manto de Nossa Senhora Aparecida”.

O pedreiro Laércio José da Conceição, de 22 anos, foi um dos voluntários que trabalhou na ação deste sábado. Ele disse que “estou aqui hoje para ajudar a comunidade, para ficar tudo melhor e mais bonito. Eu moro aqui há mais de 10 anos, vamos rebocar tudo, pintar as pedras de branco, vai ficar ótimo”.

O técnico em refrigeração Damião Ferreira, conhecido como Léo da Geladeira, tem 53 anos e vai contribuir de uma forma diferente. “A gente vai colocar a carcaça de uma geladeira, com a porta transparente, e vamos encher de livro. Vai ficar muito bom!”.

O diretor de Turismo de Gravatá, Patrick Serapião, explicou que “esse é um projeto de integração social com atividade turística. O Alto Com Vida vem a Gravatá para levar dignidade às pessoas das comunidades e a primeira ação está sendo aqui na Ilha das Cobras, que é uma comunidade no Alto do Cruzeiro, onde ela está interligada a um atrativo turístico, que é o Cruzeiro da nossa cidade, e visa melhorar a infraestrutura do local, para dar mais charme ao lugar”.

O vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, disse: “O projeto Alto com Vida traz não apenas cores, correções arquitetônicas, de engenharia, mas traz inclusão social, oportunidades de trabalho, de qualificação, e dignidade para uma comunidade que se considerava esquecida. A Ilha das Cobras é uma referência para a gente e nós estamos dando o pontapé inicial para o turismo de base comunitária, o turismo criativo. As pessoas vão querer conhecer quão bonito ficou e como a comunidade se integrou. O projeto foi idealizado pelo turismólogo Patrick, que é servidor da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, é um grande profissional, tem o apoio da Iquine e com esses apoios e parcerias nós vamos conseguir entregar à população um serviço de grande qualidade”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá esteve na Ilha das Cobras, representando o prefeito Joselito Gomes, e destacou que “é de grande importância a gente fazer esse trabalho nessa comunidade, onde as pessoas já esperam que a gestão faça alguma coisa. Esse trabalho de transformar a vida das pessoas faz parte do perfil da gestão do prefeito Joselito, que tem um olhar humano, uma atenção especial principalmente a quem é invisível, mas que vai passar a ser visível. A partir do momento que a gente dá uma atenção especial a uma comunidade, então a gente já passa a dar visibilidade e eu, como secretária de Assistência Social, vou também trazer a minha contribuição em breve”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)