Ação atendeu pessoas que não têm tempo para procurar os postos de saúde durante o funcionamento normal dessas unidades
A preocupação com a saúde e o bem-estar da população gravataense é uma constante na gestão municipal e pensando em algumas pessoas que não podem receber a imunização no expediente normal das unidades de saúde, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou vacinação noturna, na Praça da Matriz, na quarta (05).
Lara Gabryelle, estudante, e Ricardo Antônio, mecânico, levaram o irmão dele, Guilherme, de 4 anos, para atualizar a vacinação da criança. “Acho muito importante, pois é a vacina que está ajudando o mundo. Ele tomou hoje a Pfizer e acredito que muitas pessoas deveriam tomar também. Tanto essa da covid-19, quanto qualquer outra. Parabenizo a prefeitura por esse horário, porque os postos não estão abertos a essa hora e fica melhor para quem trabalha”, disse Ricardo.
Damião Júlio, zelador, aproveitou a ação perto do trabalho dele e recebeu a vacina bivalente. Ele estimulou todos para cuidarem da saúde assim como ele fez. “Todos têm que se cuidar da saúde. Espero que os outros da minha idade, de 68 anos, façam o mesmo para ficar bom da saúde. Muitos irmãos da gente foram embora. Foi muito bom esse horário, porque durante o dia é quente e os pais têm mais tempo para trazer os filhos, e as crianças ainda podem brincar e se divertir”.
Juliângela de Lima Almeida, pediatra, como profissional da área de saúde, também aproveitou a ação no momento do tempo livre dela para atualizar a vacinação contra covid-19. “A gente, com o horário livre, aproveita para atualizar. Eu vim tomar a minha quinta dose, a bivalente contra covid-19, sempre que me perguntam eu explico que não é apenas para proteger contra a doença, mas evitar a forma grave, os efeitos, então apesar da pessoa poder pegar a doença, mas será de forma leve e não ter as complicações. Achei muito bom o horário. Aproveitei o último Dia D também aqui na Praça da Matriz e vacinei minha filha, Maria Júlia, de 8 anos, e ela está toda em dia com a imunização”.
Anderson Oliveira, secretário de Saúde de Gravatá, disse: “Esta é uma ação inédita realizada pela nossa gestão, principalmente para atingir os trabalhadores e as pessoas que estão durante o dia com suas agendas compromissadas. Então essa foi a primeira iniciativa nossa e muitas outras virão. Temos ampliação do público-alvo da vacinação da covid-19 e atualização de caderneta infantil, de 6 meses a 11 anos de idade”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)