Rede Municipal de Ensino de Gravatá retorna às aulas presenciais com todos os protocolos sanitários

Publicado em 19 de outubro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Por enquanto, alunos das séries 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental voltaram para as salas de aula com metade do total de estudantes

 

Após um ano e nove meses longe das escolas, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Gravatá retornaram às aulas presenciais na segunda-feira (18).

Ao todo, 17 escolas, sendo cinco dos distritos e 12 na área central, receberam a comunidade escolar com todos os protocolos sanitários, pois a pandemia ainda não acabou. 

 

Jorge Antônio Carvalho da Silva, de 10 anos, é aluno do 2o ano da Escola Municipal Jesus Pequenino, que fica no bairro 15 de Novembro, e ele falou sobre essa volta. “Eu não gostava de estudar apenas em casa porque eu me sentia preso e ajudava a cuidar da minha irmã também. Já quando eu venho para a escola, eu me dedico mais ao estudo”. 

 

Rhyanna Vitória, de 10 anos, é aluna do 5º ano da mesma unidade de ensino. Ela disse que “eu gostei desse retorno para a escola, porque eu posso aprender melhor. Em casa eu sentia dificuldade de aprender, porque com os colegas em sala de aula e a professora pessoalmente fica melhor”. 

 

Além de pias e álcool gel nos corredores, as escolas também estão atendendo outras medidas, como explica a secretária adjunta de Educação de Gravatá, Maria da Paz. “Estamos respeitando o distanciamento social, com a distribuição das bancas mais afastadas e distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Conversamos com todos os gestores que fizeram acolhimento aos pais e agora estão fazendo a acolhida a todos os estudantes. As aulas acontecem em forma de rodízio com 50% do total dos alunos que estudam essa semana. Na próxima, será com certeza o restante das turmas. A volta dessas turmas específicas do 2º, 5º e 9º anos é por causa da assistência maior que precisamos dar porque eles serão avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e pela Secretaria de Educação de Pernambuco. À medida que formos recebendo os EPIs, vamos organizar a volta dos demais estudantes do município”.

 

Maria da Paz reforça que todos os cuidados estão sendo tomados para esse retorno de forma controlada e sem colocar a saúde de todos em risco. “Os pais e responsáveis podem ficar tranquilos, pois tomamos as devidas providências em todas as unidades de ensino para que haja a proteção individual dada pelo município, pois além da entrega desses EPIs, os alunos estão recebendo álcool, garrafinha de água porque eles não podem utilizar bebedouros das escolas e duas máscaras por aluno. Além do distanciamento nas salas de aula, o recreio será dentro das salas, com os alunos fazendo as refeições dentro delas, evitando aglomeração nos corredores”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)  


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS