Mudanças foram implantadas nas ruas do Norte, Sérgio Loreto, Padre Joaquim Cavalcanti, João Norberto Regalado e Duque de Caxias
Pensando na mobilidade dos gravataenses e turistas que circulam pelo Centro da cidade, sejam pedestres, motoristas ou motociclistas, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, sob a coordenação do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá – DMGTTRANS, implantou alterações no trânsito das ruas do Norte, Sérgio Loreto, Padre Joaquim Cavalcanti, João Norberto Regalado e Duque de Caxias.
Gravatá é uma cidade que possui aproximadamente 85.000 habitantes e recebe grande fluxo de pessoas diariamente que vêm trabalhar ou descansar no município. Isso faz com que o fluxo de veículos que circulam todos os dias nas ruas da cidade, principalmente no Centro, seja muito grande. Por isso, mudanças se fazem necessárias e, gradativamente, o DMGTTRANS tem feito alterações para melhorar a mobilidade de motoristas, motociclistas e pedestres que transitam todos os dias pelas vias municipais.
As modificações foram as seguintes:
O coordenador do DMGTTRANS, Agostinho dos Santos, explica as mudanças. “Esse é o momento de informar que a nossa cidade está passando por mudanças e o trânsito não poderia ficar fora dessas mudanças, até porque faz parte do Plano de Governo do nosso prefeito Joselito, que logo ao tomar posse nos indicou para fazer mudanças no trânsito e aqui, hoje, nós estamos inaugurando a primeira fase de mudanças aqui na Rua do Norte. Nós informamos que a Rua do Norte, propriamente dita, hoje o estacionamento só é de um lado. Aqui, na chamada cabeça da ponte da Rua do Norte, nós invertemos o trânsito: a Rua Padre Joaquim Cavalcante, onde antes ela era mão e contramão, hoje ela faz parte de um binário de trânsito, em conjunto com a Rua João Norberto Regalado, ou seja, você sobe pela Padre Joaquim Cavalcanti, vai até a confluência com a Rua Sérgio Loreto, dobra à esquerda, porque a Sérgio Loreto hoje também é mão única, e volta pela Rua João Norberto Regalado. Isso é o início de um projeto de que nós temos o compromisso de melhorar o trânsito da nossa cidade, fazer o trânsito fluir. Essa é a finalidade principal de um departamento de trânsito na cidade.”
Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil, complementa que “iniciamos o ano com grande desafio: melhorar a circulação dos veículos no centro comercial Gravatá. Para que isso fosse feito, todo um processo foi diagnosticado. Primeiramente a municipalização do trânsito, a certificação dos guardas municipais e, a partir daí, nós começamos a fazer algumas inversões de circulação de algumas vias, como Sérgio Loreto, João Norberto Regalado, Padre Joaquim Cavalcanti e intervenções em alguns estacionamentos. Tudo isso tem contribuído e muito para a circulação dos veículo no Centro da cidade. O próximo passo a ser observado será a questão da carga e descarga, que também é uma reclamação muito grande da população de Gravatá. Nós já conseguimos falar com algumas secretarias, com autorização do prefeito Joselito, pra que a gente consiga colocar a proibição de carga e descarga às sextas e sábados, ou seja, nos próximos dias estará ocorrendo um decreto onde a carga e descarga na sexta-feira e no sábado, em horário comercial, será totalmente proibida no centro comercial da cidade. Isso facilitará a circulação dos veículos, tendo em vista que às sextas e sábados nós recebemos um grande fluxo de veículos vindos de outras cidades.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)