A festa foi marcada pelo frio característico do local, que fica a mais de 600 metros de altura acima do nível do mar, e a alegria típica dos moradores
Quem pensa que o São João na Suíça pernambucana encerrou no sábado (25) está enganado, pois a Prefeitura de Gravatá preparou uma grande festa até o início do mês de julho.
O São João da Gente, que faz parte da programação do Arraiá da Felicidade, chegou ao distrito de São Severino, no domingo (26), e aqueceu os corações de todos que participaram do evento.
Quem abriu a festividade em São Severino foi Lucas Pereira, tocando o bom forró pé de serra, que deu ainda mais a cara do São João no sítio. Ao lado, a grande fogueira, um dos símbolos do período junino, ajudou a esquentar a noite.
Logo em seguida, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e dos três filhos, Maria Fernanda, Luiz Fernando e Maria Luiza, saudou os moradores e houve o sorteio de brindes dos patrocinadores da festa.
As quadrilhas juninas Portal do Agreste e Sivuca, que são presença cativa no São João da Gente, levaram animação e cultura aos moradores do distrito.
Sheila Flores, 42 anos, florista, veio de João Pessoa, na Paraíba, para aproveitar a programação preparada pela Prefeitura de Gravatá. “Meu São João está sendo maravilhoso. Primeiro curti a abertura em Campina Grande, no estado onde moro, e desde quinta (23), estou aqui em Gravatá e estou curtindo até demais. Fui ao show de Zé Ramalho, Léo Magalhães e hoje estou aqui em São Severino. Achei a programação preparada pela Prefeitura de Gravatá maravilhosa, está de parabéns, tudo muito organizado, a decoração está belíssima, eu amei e com certeza irei voltar”.
Liliane Sousa, 20 anos, agricultora, mora na Ruinha de São Severino e opinou sobre essa iniciativa. “Achei ótimo o São João vir para cá, está tudo muito bonito, nota mil. Vim com minha filha de um ano e oito meses, meu marido e o tio dele. Trouxe minha filha vestida de matuta para manter a tradição do São João”.
A administradora distrital de São Severino, Cilene Alves, disse: “a comunidade estava precisando de uma festa dessa, depois de dois anos de pandemia. Essa é a primeira grande festa depois que o prefeito Joselito Gomes assumiu a gestão e todos estão muito felizes com a presença dele aqui compartilhando esse momento de festejo junino com a comunidade. Tiveram prêmios, comidas típicas e a presença dele, que sempre faz questão de nos visitar”.
O prefeito Joselito Gomes convida todos para as próximas edições do São João da Gente. “Além do São João da Gente acontecer nos bairros da cidade, todos os cinco distritos serão contemplados. Estamos em São Severino hoje, em Mandacaru será na terça (28), na quarta (29), será a vez de Uruçu-Mirim no dia de São Pedro, no sábado (02) em Russinhas e no domingo, dia 03, em Avencas. A festa continua, porque é um momento muito importante para a nossa população, tanto da cidade, quanto da zona rural, e o São João é aquela marca que identifica o nordeste e seu povo. Segue a programação, porque nosso compromisso é com as pessoas”.
Estiveram presentes secretários municipais e executivos, como Lula do Padre, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Rodolfo Lima, de Comunicação Social e Imprensa, além do administrador distrital de Mandacaru, Roberval Ferreira, e o vereador Cabritinha.
A Guarda Civil Municipal de Gravatá e a Polícia Militar de Pernambuco garantiram a segurança do evento.
Confira a programação das próximas edições do São João da Gente:
Segunda (27) – Salgadão
Terça (28) – Mandacaru
Quarta (29) – Uruçu-Mirim
Sábado (02) – Russinhas
Domingo (03) – Avencas
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)