São João da Gente dá a largada dos festejos juninos em Gravatá

Tags: , , , , , , , , ,
Publicado em 15 de junho de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cultura

Até 03 de julho, bairros e distritos recebem programação especial de forma única em cada localidade

É São João em Gravatá! O bairro do Prado abriu a esperada festa tradicional na Suíça pernambucana, na noite desta terça (14), com o São João da Gente, dentro da programação do Arraiá da Felicidade

Ao todo, 11 localidades e distritos de Gravatá vão receber programação especial até o dia 03 de julho, com apresentações de quadrilhas juninas, sorteio de brindes e muita alegria.

Na primeira noite do São João da Gente, um cortejo cheio de cultura e beleza nordestina partiu da Praça Rodolfo de Moraes, em frente ao Paço Municipal, seguiu pelo Centro de Gravatá e culminou no bairro do Prado, onde moradores e visitantes aguardavam a chegada da comitiva com o melhor do forró apresentado por Lucas Pereira Gravatá.

O Bacamarte Batalhão 78, que foi fundado em 2017, e tem o presidente Wagner Walber Trajano de Lima, foi o primeiro a se apresentar após a caminhada e realizou a dança tradicional com disparos em um local seguro.

Em seguida, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e dos três filhos, Maria Fernanda, Luiz Fernando e Maria Luiza, declarou a abertura oficial do São João de Gravatá em 2022. Na ocasião, foi feita uma justa homenagem a dona Vera, moradora que sempre participou ativamente da cultura da cidade, sendo representada pelo filho dela, Júnior Vasconcelos.

Daí em diante a festa prosseguiu com sorteios de brindes aos moradores, com cestas de produtos juninos fornecidos pelos patrocinadores e o início da apresentação das quadrilhas juninas.

A primeira quadrilha que encantou o grande público foi a Portal do Agreste. Em seguida, foi a vez da Junina Traquejo trazer muito colorido e, por último, a Quadrilha Sivuca encerrou a noite com muita animação.

Um dos quadrilheiros que abrilhantou a noite foi o artista José Flávio, de 16 anos. Ele comentou que “a dança, a cultura, é tudo para mim. Eu já queria participar de uma quadrilha há muito tempo, mas não tive oportunidade. Esse é o primeiro ano da Quadrilha Portal do Agreste e está sendo uma maravilha sentir essa emoção depois da pandemia, porque a gente sofreu sem ter São João, Carnaval, Natal, sem nada e está sendo uma emoção muito grande ter voltado agora para comemorar o São João e poder alegrar todos. Agradeço à Prefeitura de Gravatá e aos patrocinadores que ajudaram nossa quadrilha. A Prefeitura sempre vem fazendo o melhor para a nossa cidade e eu agradeço muito por isso, porque eles pensam no povo, não são aquelas pessoas esnobes que não pensam nas pessoas. Eles fazem as coisas irem para frente”, reconhece o quadrilheiro.

Severino Antônio, de 46 anos, autônomo, foi um dos moradores que prestigiaram a festa no bairro onde ele reside. Ele opinou que “essa retomada do São João é importante para o crescimento da economia e com essa nova administração municipal a gente só tem a ganhar. Depois de um processo de pandemia está tendo a festa e essa retomada é muito importante, porque trabalho na área de eventos e estou recomeçando. Fomos o primeiro setor a parar e o último que está voltando. Vim com minha esposa para prestigiar o São João de Gravatá, matando a saudade do abraço dos amigos. Agradeço à Prefeitura essa oportunidade, porque todo mundo ganha. Essa é a felicidade de ter um prefeito que contribui com a cidade, que cuida do crescimento dela”.

Entusiasmado, o prefeito disse: “o bairro do Prado, que tem toda uma tradição de festas, está iniciando aqui o São João da Gente. Estaremos percorrendo outros locais aqui na cidade e também nos distritos do município. Além disso, nos dias 17, 18, 23, 24 e 25 estaremos com programação no Mercado Cultural, Polo da Sanfona, São João no Sítio e o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Depois de um tempo sem realizar grandes eventos, graças a Deus estamos retomando com muita determinação e animação. Que Deus continue nos abençoando e teremos, em Gravatá, em 2022, um grande e abençoado São João. Venha você também para cá, venha brincar conosco no Arraiá da Felicidade, no São João de Gravatá”.

A Guarda Civil Municipal de Gravatá e a 5ª CIPM da Polícia Militar de Pernambuco deram apoio na organização do trânsito e na segurança durante o trajeto e no evento.

Confira a programação do São João da Gente 2022 dos próximos dias:

Quarta (15) – Rua do Norte

Domingo (19) – Bairro Novo (Pão Doce Gigante)

Terça (21) – Amaury de Medeiros

Quarta (22) – Alpes Suíços

Domingo (26) – São Severino

Segunda (27) – Salgadão

Terça (28) – Mandacaru

Quarta (29) – Uruçu-Mirim

Sábado (02) – Russinha

Domingo (03) – Avencas

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo