Saúde da Mulher: em Gravatá cerca de 160 mulheres foram contempladas com exames de mamografia

Publicado em 21 de julho de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Iniciativa é a parceira da Prefeitura Municipal de Gravatá com o IDESHPE que garante um cuidado maior às mulheres do município

O caminhão Amigo do Peito – Unidade Móvel de Mamografia Digital teve sua parada obrigatória no município de Gravatá e contemplou, de forma gratuita, cerca de 160 mulheres com o exame de mamografia nos dias 20 e 21 de julho, no Parque da Cidade.

Essa iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, com o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE), para as mulheres que estão na faixa etária de 50 a 69 anos de idade ou que estejam fora dessa faixa, mas que apresentem alguma alteração de mama ou histórico familiar.

Além da realização desse exame, foram ofertados também atualização da caderneta vacinal contra a gripe e COVID, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, entrega de brindes e uma cartilha informativa sobre o Câncer de Mama.

Em setembro essa ação acontecerá novamente no município de Gravatá. Então, as mulheres que quiserem realizar o exame devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para agendar seu procedimento.

A aposentada Amara Ferreira da Silva tem 68 anos, foi uma das mulheres contempladas para fazer o exame. “Foi maravilhoso porque eu estava precisando e para pagar estava muito caro. Isso aqui caiu do céu, foi muito bom essa ação que sempre acontece. Muito bom e isso é uma coisa que o prefeito faz que ajuda muita gente, a população”.

Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, fala sobre essa iniciativa gratuita que contempla as mulheres de Gravatá: “Essa ação é resultado de uma parceria, o qual a gente oferece às mulheres gravataenses mamografias a cada trimestre obedecendo alguns critérios estabelecidos como faixa etária específica de 50 a 69 anos e também mulheres que já vem apresentando algum tipo de alteração na mama independente da faixa etária, mas aí com solicitação médica. Foram contempladas 160 mulheres, em dois dias, e a próxima demanda de mamografia no município acontecerá em setembro que também serão ofertadas 160 mamografias. Essa periodicidade trimestral garante detectar de forma precoce um Câncer de Mama”.

Fotos: Nilson Silva (SECOM)