Ação teve vacinação, teste rápido, agendamento de exames e de atendimento médico, além de orientação sobre acidentes de transporte terrestre
A saúde do homem está recebendo atenção especial da Prefeitura de Gravatá neste mês, quando é realizada a campanha Novembro Azul, que trabalha a prevenção do câncer de próstata.
Na sexta (25), a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura na Praça Aarão Lins de Andrade, local em que há uma grande concentração de mototaxistas, onde ofertou vacinação contra a covid, febre amarela e gripe, teste rápido de HIV, sífilis e covid, agendamento de exames laboratoriais de rotina como hemograma, triglicerídeos e glicose, além de agendamento para atendimento médico nas Unidades de Saúde da Família para a próxima semana.
A equipe estava aproveitando para orientar mototaxistas, público alvo da ação, sobre acidentes de transporte terrestre, onde verificou-se que 83% das ocorrências foram com motociclistas.
O mototaxista Rosivaldo Correia de Melo (sentado), de 34 anos, foi um dos profissionais atendidos na ação desta sexta. “Essa é a primeira vez que está acontecendo isso aqui e eu estava com uma dúvida para falar com o médico e já marquei aqui minha consulta e meu exame. Como é uma correria eu não tenho tempo e pra gente foi muito bom. Recomendo que outros colegas procurem o cuidado médico porque é para o nosso bem e não perde tanto tempo assim”.
O objetivo é atender o público que geralmente não procura atendimento médico nas Unidades de Saúde de forma espontânea, como fala o secretário de Saúde de Gravatá, Laércio Lemos. “É bom que eles conversem uns com os outros, porque o homem é muito resistente em relação à saúde. Não quer fazer exame, nem ir ao médico, e os mototaxistas tendo conhecimento dessa ação incentivam outros colegas e os homens em geral. Isso não se restringe à essa ação de hoje. No dia a dia, nos postos, procurem as unidades de saúde de Gravatá para fazer esses exames. O mês de novembro é apenas para chamar a atenção da necessidade dos homens terem esse acompanhamento da saúde, mas é uma ação que permanece o ano inteiro, em todos os postos”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)