Secretaria da Mulher encerra série de palestras do Agosto Lilás no distrito de Avencas

Tags: , ,
Publicado em 09 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Sentimento de cumprido referente ao mês de conscientização, informação e apoio a toda população gravataense, principalmente às mulheres 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, encerra, nesta terça-feira (31), as palestras do Agosto Lilás, referente ao combate à violência contra a mulher, no distrito de Avencas.

O mês de agosto, que é de conscientização, foi expressivo com a grade de programação preparada para toda a população gravataense, bastante informativa no que diz respeito aos 15 anos da Lei Maria da Penha, suas lutas, avanços e vitórias, além das ações que a Secretaria da Mulher vem exercendo desde janeiro e a instalação da Patrulha Maria da Penha.

Na ocasião, o público presente, entre homens e mulheres, prestou bastante atenção em todas as informações passadas pela psicóloga Juliana Vieira, pela estagiária de Direito, Amanda Salgado, e pela comandante da Patrulha Maria da Penha, Flávia.

Também foram pontuados os tipos de agressão, os ciclos da violência, os canais de denúncia e todo acolhimento que a Secretaria proporciona às mulheres vítimas de violência doméstica.

Yasmin Melo, enfermeira do USF de Avencas, opina sobre a importância dessa ação chegar no distrito: “É extremamente importante o evento principalmente nas zonas rurais porque as zonas rurais, os sítios são bastante distantes tem um grande histórico de violência. A maioria das mulheres tem uma cultura aqui de obedecer à risca o marido, e o marido sempre é o que provém em casa. É importante que as mulheres da zona rural saibam e tenham acesso a esse tipo de informação porque isso ajuda elas a irem, a tomar iniciativa de procurar ajuda que realmente necessita”.

Ester Gomes, Secretária da Mulher, encerra a programação do Agosto Lilás com grande alegria e satisfação de que o dever foi cumprido, que as mensagens chegaram ao público  e que toda equipe vai continuar trabalhando incansavelmente e amparando as mulheres vítimas de violência.

“Chegamos ao fim de Agosto com o sentimento de muita tranquilidade, do trabalho cumprido ao que foi proposto pela gestão pública municipal através da Secretaria da Mulher. Então, finalizamos hoje o Agosto Lilás com um saldo extremamente positivo, através do qual foi possível alcançarmos o número expressivo de mulheres, estudantes da rede pública e estadual de ensino, bem como as organizações da sociedade civil do município, além de alcançarmos alguns distritos rurais. Então, desse modo, a Secretaria da Mulher deixou sua mensagem e a importância de cada vez mais nos unirmos frente ao combate a violência contra a mulher”, disse Ester Gomes.

Aproveitando o momento, a secretária da Mulher agradeceu todo apoio que recebeu do prefeito Padre Joselito Gomes e das secretarias. “A Secretaria da Mulher vem agradecer imensamente a todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, que abraçaram conosco toda a programação do Agosto Lilás. Agradeço de forma muito especial por todo empenho e envolvimento nessa intensa agenda. Gratidão também ao prefeito Padre Joselito, por acreditar e estar empenhado também nesse fortalecimento e nessa promoção da política da mulher”, completou.

Por fim, em um momento simbólico no gabinete, o prefeito, Padre Joselito, junto ao secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, à secretária da Mulher, Ester Gomes, e ao Comandante da Guarda, André Paiva, receberam os botons da Patrulha Maria da Penha, que serão entregues aos Guardas Municipais que concluíram o curso e estão aptos a exercer esta função.

 

Também estiveram presentes a advogada Soraya Aragão, a estagiária de Direito, Amanda Salgado, a psicóloga Juliana Ferreira e o subinspetor da Guarda Municipal, Marcelo Florêncio.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS