Secretaria da Mulher realiza diálogo sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans

Tags: , , ,
Publicado em 20 de janeiro de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Com o tema “Vidas Trans Importam” o intuito de realizar esse diálogo é para trazer visibilidade a datas importantes, além de levar conhecimento e união para causas importantes

 

Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, realizou uma live com transmissão ao vivo pelo Instagram da Prefeitura em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.

 

Com o tema “Vidas Trans Importam”, que está na programação promovida em parceria o movimento Arco-íris da Serra, o intuito de realizar essa live é trazer mais visibilidade a datas tão importantes, levar conhecimento, colocar o coração nas lutas diárias, além de celebrar a existência, a resistência e a luta dessa comunidade.

 

Esse diálogo foi comandado pela secretária da Mulher, Ester Gomes, com participação da coordenadora de gênero e diversidade da Escola Superior da Advocacia ESA da OAB-PE, Daniella Melo e da primeira advogada trans de PE e codeputada da Juntas Codeputadas em  PE, Robeyoncé Lima.

 

Durante este encontro foram realizadas perguntas direcionadas sobre as atividades da Comissão de Gênero e Diversidade da OAB e qual o principal desafio enfrentado ao entrar na política.

 

Em seguida, dentro do contexto de cada uma, elas pontuaram a importância de dar visibilidade à comunidade trans e comentaram sobre os avanços no âmbito da legislação  para este grupo. Além dos seus projetos de lei para as pessoas trans.

 

Daniella Melo, coordenadora de gênero e diversidade da Escola Superior da Advocacia ESA da OAB-PE, comentou que: “Primeiro, quero agradecer a Prefeitura e a secretária por dar esse espaço para que possamos dialogar momentos e partilhar conhecimentos. O objetivo é unir toda a sociedade para que a bandeira seja levantada dentro da humanidade. Queremos uma pauta sustentada de inclusão através da educação para transformar a coletividade, pois um homem transformado pode transformar o coletivo. Sempre digo a todos que, semente da igualdade a gente planta cedo. Como é importante fazer política no âmbito nacional para ganhar visibilidade nas pautas que tem bastante necessidade. Quero aproveitar o momento para dizer que já estou pensando em várias possibilidades para as mulheres de Gravatá, um diálogo enriquecedor e cheio de conhecimentos, para que possamos fortalecer cada vez mais”.

 

Logo após, a primeira advogada trans de PE e codeputada das Juntas em  PE, Robeyoncé Lima, partilhou: “É uma temática muito importante para nós celebrarmos e continuarmos na luta, assim fazemos jus aos nossos direitos e levamos a toda população conhecimentos e união nesta causa de suma importância para nós. Aproveito o momento para dizer que temos algumas dificuldades no Congresso Nacional por causa do seu conservadorismo, e diante disso não conseguimos avançar com pautas importantes do LGBTQIA+. A maioria das nossas conquistas, como por exemplo a união estável, pelo judiciário. Por fim, quero agradecer a oportunidade de estarmos aqui, dessa abertura para que possamos falar sobre assuntos importantes, relevantes e que a sociedade fique ciente dos seus direitos e que possamos cada vez mais nos unirmos em causas de suma relevância”.

 

Por fim, a secretária da Mulher, Ester Gomes, sempre envolvida nas causas sociais, parabenizou ao prefeito Joselito Gomes por abraçar as causas, lutar em conjunto e por ter um olhar amplo através das realizações das ações. 

 

“Falar dessa data 29 de janeiro que é uma data alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e dizer que a Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria o movimento Arco-íris da Serra montou uma grade de programação, de modo que tivemos hoje a primeira delas que foi a realização da live, importante para refletir e discutir a importância dessa data com o tema Vida Trans Importam e dizer que esse é o compromisso firmado da gestão, e que estamos felizes em poder estarmos divulgando essa temática que ainda causa questões preocupantes. pra gente foi um momento de grande importância ter nossas convidadas e seguimos com nossa grade de programação neste mês”, externou a secretária da Mulher, Ester Gomes.

 

Agenda para o Dia da Visibilidade Trans:

 

27/01 (quinta-feira) – momento TRANSforma na Secretaria da Mulher de Gravatá com informações sobre o nome social;

 

28/01 (sexta-feira) –  haverá a palestra “Vidas que transformam” para os servidores municipais com Choppely, coordenadora da AMOSTRANS e Cida Pedrosa, vereadora de Recife e advogada especialista em Direitos Humanos

 

29/01 (sábado) – panfletagem pela cidade de Gravatá em parceria com o Movimento LGBTQIAP+ Arco-íris da Serra.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS