Secretaria da Mulher representa a Prefeitura de Gravatá na Mobilização pelo Direito de Viver sem violência de gênero

Publicado em 16 de dezembro de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Essa mobilização tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra a mulher no mundo

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria da Mulher, se fez representar na Mobilização pelo Direito de Viver sem violência de Gênero, uma das atividades pelos 16 dias de ativismo no Ministério Público.

Os 16 dias de ativismo constituem uma mobilização mundial realizada com o objetivo de sensibilizar a sociedade, promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra mulheres no mundo, incentivando a realização de ações e enfrentamento e prevenção à violência e respeito ao direito humano de mulheres.

Em Paralelo no FOYER, mulheres gravataenses, com a parceria do Instituto XegaAmiga participaram de uma feira com foco no empreendedorismo feminino e social, e na capacitação como forma de empoderamento para superação. Mulheres que empreendem nos eixos da literatura e música, artes plásticas e artesanato, apresentaram seus trabalhos e falaram sobre as dificuldades. De forma leve e descontraída foi vivenciada uma abordagem do empreender como expressão de resistência e resiliência feminina dentro do contexto da contemporaneidade.

O encontro foi uma realização do Ministério Público do Estado de Pernambuco, Escola Superior do MPPE, Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE, Associação do MPPE, OAB/PE – Comissão da Mulher Advogada, Ministério Público do Estado de São Paulo, Ouvidoria Nacional do Ministério Público e Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco e do Estado de São Paulo e conta com o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP. Uniram-se ao Ministério Público PE, Núcleos de Gêneros, Coordenadorias e Secretarias e ouvidorias, Municipais da Mulher e se discutiram temas de destaque no ativismos nacional, tais como: A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NEGRA NA POLÍTICA E OS REFLEXO NA DEMOCRACIA, ATIVISMO NA INICIATIVA PRIVADA, E A ATUAÇÃO SOB PERSPETIVA DE GÊNERO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO.

Texto e fotos: cortesia da Secretaria da Mulher