Secretaria de Educação promove capacitação dos merendeiros da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 26 de janeiro de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Essa capacitação tem o intuito de ofertar conhecimentos sobre os alimentos e seu manuseio para melhor atender os alunos das escolas 

 

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma capacitação com os merendeiros da Rede Municipal de Ensino.

 

Dando continuidade à Jornada Educacional com o tema “Somos Todos Educadores”, os merendeiros tiverem uma manhã de muitos conhecimentos com os nutricionistas Melânia Freitas e Aline Margarida, que passaram o conteúdo sobre os alimentos e sua produção, a higiene que deve existir durante a manipulação dos alimentos e no trabalho, o manuseio do lixo e prevenção  de pragas, como os alimentos devem ser organizados no estoque, observar a presença de mofo, animais no ambiente para que medidas sejam tomadas imediatamente.

 

Além disso, foram reforçados a higienização das mãos, os cuidados no preparo de frutas, verduras e legumes, a prevenção para que não haja riscos biológicos, físicos e químicos, a importância de ter um cuidado especial desde o recebimento dos alimentos até seus armazenamentos (refrigeração).

 

Em seguida, foram abordados as boas práticas de alimentação, as doenças transmitidas por alimentos (DTA), a temperatura dos alimentos e os riscos de crescimento microbiano, e uma dica super interessante sobre a proibição do uso de celular durante a preparação e produção dos alimentos.

 

Merendeiro há 21 anos, Severino João da Silva, opina que “essa capacitação vem ampliar nossos conhecimentos sobre manipulação de alimentos porque quando se trabalha com isso estamos trabalhando com vida. É uma forma muito boa, eficaz porque a gente trabalha com crianças, jovens e também adultos. Quero parabenizar a secretária de Educação por todo o trabalho e toda equipe da Educação”.

 

A nutricionista Melânia Freitas, explica que: “Basicamente os assuntos passados hoje para as merendeiras foram acerca das práticas de manipulação de alimentos, principalmente por serem alimentos destinados à merenda escolar. A produção da merenda escolar é muito importante não só para a nutrição das crianças, mas também ele tem que ter uma segurança alimentar e essas práticas têm o intuito de prevenir algum tipo de contaminação e agravo para a saúde dos alunos que recebem esses alimentos. A gente enfatiza a higiene na produção e todo trabalho que deve ser realizado para que a merenda escolar seja além de nutritiva e saborosa, seja um alimento seguro para o consumo”.

 

Ninha Professora, secretária de Educação, fala sobre o intuito dessa capacitação: “Nós estamos na Secretaria de Educação fazendo reuniões de formação com todos segmentos da educação e hoje estivemos com as merendeiros do município e o tema deste ano é Todos Somos Educadores e nossas merendeiras também são educadores, elas têm contato com nosso alunos, a gente tem conversado e passamos para todas que precisamos tratar bem para ser bem tratados e nossos alunos precisam ser bem tratados e estamos passando passando para ela que elas tenham esses cuidados com os alunos para que os alunos tenham cuidados com elas. É importante que elas tenham esse conhecimento e reafirmar que todos que estamos na Educação somos educadores, estamos aqui para trabalhar e tratar bem nossas crianças”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS