Secretaria de Saúde promove palestra sobre a prevenção de câncer de próstata e de pênis aos seus funcionários

Publicado em 12 de novembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Homens que compõem a Secretaria tiveram uma manhã de conhecimentos e esclarecimentos sobre o câncer, que é o segundo que mais mata no país

 

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria de Saúde promoveu aos seus funcionários do sexo masculino uma palestra esclarecedora que tem o intuito de levar muitas informações e conhecimentos sobre o Novembro Azul que é o mês de prevenção ao câncer de próstata e o de pênis. 

 

Jairo Teixeira é o coordenador municipal de Atenção Primária à Saúde e foi o responsável por ministrar uma palestra enriquecedora. Ele pontuou que o câncer de próstata é uma doença crônica e silenciosa, e é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e o que mais mata no país. 

 

Foi pontuada a alteração do tamanho da próstata, vista como normal, devido a alguns tipos de atividades, mas também a atenção que os homens devem ter aos sinais que o corpo dá relacionados à anatomofisiopatologia ao câncer de próstata, como: idade avançada, histórico familiar e obesidade.

 

Alguns sintomas servem como alertas para o desenvolvimento do câncer, entre eles podemos destacar a dor ao urinar, presença de sangue na urina, inúmeras vezes ao banheiro, náusea, vômito e perda de peso. Além de enfatizar a importância da realização de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque prostático em homens acima de 45 anos.

 

O câncer de pênis foi um dos assuntos abordados, é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir de 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Os fatores de risco são as baixas condições socioeconômicas e de instrução, má higiene íntima, homens que não se submeteram à circuncisão, idade, tabagismo, AIDS  e infecção pelo papilomavírus humano (HPV). E o tratamento médico são os procedimentos cirúrgicos, quimioterapia tópica ou radioterapia.

 

Marcio Vieira, agente de endemias, fala que: “Essa iniciativa da Prefeitura Municipal de Gravatá está sendo muito importante, até porque as pessoas precisam se cuidar, precisam fazer os seus exames todos os anos. Essa iniciativa está sendo de ótima valia, são exames que a gente tem que ter essa importância de fazer, até porque prevenir é remediar e prevenir o câncer de próstata é saúde para o homem e bem estar. A Prefeitura de Gravatá está de parabéns, o prefeito Joselito está de parabéns”. 

 

O secretário de Saúde, José Edson, ressalta a importância do novembro azul: “A importância desse mês para o homem é fundamental, foi criado há alguns anos exatamente para sensibilizar todas aquelas pessoas que acham que não tem nada porque normalmente o homem não tem o cuidado. O novembro azul é para chamar atenção do câncer de próstata que é muito incidente e a gente precisa evitar que as pessoas adoeçam, até porque a gente se surpreende com a quantidade de pessoas que fazem tratamento de câncer e que o câncer que é prevenível e que pode ser diagnosticado precocemente. Nós começamos em todos os setores da secretaria, juntar todos os homens, fazer palestra, fazer orientação, porque é muito frequente o câncer de próstata e de pênis em nosso meio. É um alerta que a gente faz, que as pessoas nos procurem, procurem a Secretaria, procurem os postos de saúde para fazer o seu exame e se for necessário fazer os encaminhamentos para esclarecer qualquer dúvida”.

 

Na ocasião, a Secretaria de Saúde disponibilizou os exames de PSA, HIV e marcadores tumorais para câncer de testículo e pênis. Além de aferição de pressão e teste de glicose.

 

Por fim, foi utilizada uma técnica de relaxamento com o uso de óleo aromático para proporcionar aos homens um momento de acalmar a mente e pensar em coisas boas e positivas.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS