Secretarias de Educação e da Mulher de Gravatá de mãos dadas por uma cultura não sexista 

Tags: , , , , , , , , ,
Publicado em 02 de fevereiro de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

A política de enfrentamento à violência de gênero trouxe o projeto “Por uma educação não sexista” para ser trabalhado nas escolas 

 

 

O auditório da Escola Municipal Edgar Nunes Batista foi o local onde diretores e coordenadores da rede municipal de ensino de Gravatá foram apresentados, na tarde da quinta (02), ao projeto “Por uma educação não sexista”, uma parceria entre as Secretarias de Educação e da Mulher. 

 

 

A professora da Universidade de Pernambuco, Mariana Valença, que atualmente trabalha com as questões de gênero dentro da formação de outros profissionais da área, foi a responsável em apresentar a ideia do projeto. Ela falou que “essa é uma iniciativa extremamente importante das duas secretarias municipais para que as escolas estejam preparadas para lidar com o combate da violência de gênero e sexualidade dentro das escolas municipais. Essa iniciativa  já existe no estado e a Prefeitura de Gravatá se inspirou nele e vai também dar início a esse projeto aqui. É algo extremamente relevante para o município de Gravatá”. 

 

 

Com a criação dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher, é possível trabalhar pelo fim da violência de gênero (meninas, mulheres, LGBTQIAP+) no universo escolar, como explica a secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora. “Estamos aqui com diretores, coordenadores e equipe da Secretaria da Mulher trabalhando essa pauta para que a gente leve para as escolas a igualdade entre homens e mulheres. Vínhamos conversando desde o ano passado, com esse projeto, e 2023 estaremos colocando em prática com a formação do Núcleo de Gênero e uma coisa bem dinâmica para que chegue à escola e aos pais”. 

 

 

A secretária da Mulher, Ester Gomes, destacou que “essa é mais uma iniciativa da gestão pública municipal, dessa vez uma parceria da Secretaria da Mulher e de Educação, junto com a Diretoria de Cidadania e Diversidade, que tem em sua pauta a elaboração e construção da política LGBT. Nesse espírito de união de forças, conversamos com a secretária Ninha Professora e a partir daí começamos a traçar ações que atendessem a gente para tratar sobre a questão da educação não sexista. Disso gerou a tarde de hoje, que é o lançamento do projeto Por uma educação não sexista. Mais uma ação importante, que visa atuação no campo da educação para que possamos desconstruir modelos de preconceito, misoginia, toda uma carga que só causa danos à sociedade. A educação é a porta de entrada e a educação vem nessa parceria para darmos início a esse programa”.

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve na apresentação do projeto e falou ao público presente. “Um tema que está sempre em pauta a questão de gênero, sexualidade, os núcleos de gênero que pouco a pouco a Secretaria de Educação vem implantado juntamente com a Secretaria da Mulher, esse trabalho necessário porque precisamos acolher as pessoas, respeitando-as, ouvindo-as, ajudando a viver a vida com dignidade e prazer, qualquer que seja a sua situação. Esse é o caminho que está sendo construído através de várias mãos, até porque nossa gestão faz um esforço para ser inclusiva, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS