Diálogo trabalhou a elaboração de ações que promovam o empoderamento feminino de forma intersetorial
O 1º seminário MP Empodera foi realizado, na tarde desta quinta (20), na sede da Secretaria da Mulher, e contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Juventude, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, de Segurança e Defesa Civil e de Educação.
Na conversa, foi trabalhado um plano institucional através de mapeamento anterior realizado pelas secretarias participantes, com observação aos programas municipais já existentes que estejam convergentes com o objeto do projeto, que é a promoção e fomento de políticas públicas afirmativas voltadas à igualdade entre gêneros e ao combate à violência doméstica.
A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, considerou que “esse é mais um passo importante em função da nossa Gravatá, a terceira etapa do Projeto MP Empodera, que foi a partir da parceria entre a gestão municipal o Ministério Público de Pernambuco, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, e coube a Secretaria da Mulher preparar todas essas fases do programa. Agora, estamos reunindo dados, fazendo um mapeamento das ações realizadas através dos vários organismos da gestão voltado para o fortalecimento da política da mulher. Feito isso, vamos, de posse dos resultados, fazer um compilado dessas ações e manter aceso para podermos identificar que as mulheres estão ocupando seus espaços e com isso podendo garantir sua autonomia financeira, empoderamento, tendo a possibilidade de identificar sua capacidade de protagonismo feminino e essa é uma proposta que visa o lugar da mulher legitimamente ocupando esses espaços e obtendo resultado para sua autonomia nas mais variadas faces”, conclui.
A Prefeitura de Gravatá assinou os Termos de Cooperação Técnica e de Abertura de Projeto da ação institucional MP Empodera, de autoria do Núcleo de Apoio à Mulher Promotora de Justiça Maria Aparecida Clemente (NAM), do Ministério Público de Pernambuco, em março deste ano.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)