Segunda noite da Festa de São José e dos 100 anos de Mandacaru leva fé e diversão para moradores do distrito e da região

Tags: , , , , ,
Publicado em 28 de abril de 2024, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cultura

Celebração Eucarística de Ação de Graças e apresentações culturais marcaram o dia do aniversário, comemorado no sábado, 27 de abril

O sábado, dia 27 de abril de 2024, data do aniversário de Mandacaru, teve a segunda noite dedicada à Festa de São José e aos 100 anos do distrito, que fica na zona rural de Gravatá, com Celebração Eucarística de Ação de Graças e apresentações culturais.

A festividade tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Segurança e Defesa Civil. Houve apresentação dos Bacamarteiros de Gravatá Pé de Serra.

Presidida pelo filho da terra, padre Valdenor José, a missa do dia do aniversário de Mandacaru foi muito especial. “Hoje nós fazemos memória de todos os filhos desta terra. Sou filho daqui, ainda que exerça meu ministério em Olinda e Recife, na Arquidiocese, mas sou filho desta terra e todas as pessoas que aqui estão, meus colegas de infância, meus amigos, para mim é uma imensa alegria estar hoje celebrando este dia especial deste povo de fé, guerreiro e claro, principalmente, este povo acolhedor”.

Rosana Carvalho, professora, concorda com padre Valdenor e ratifica a característica dos nascidos em Mandacaru. “Já trabalhei aqui durante seis anos, então tenho um ciclo de amizade bom aqui. Como são os 100 anos de Mandacaru, vim todas as noites de festa para a missa. E estamos concluindo no domingo com a procissão vinda de Gravatá e estarei também, junto com minha amiga Malice e família. Gosto muito da comunidade e fui muito bem acolhida na época que estive aqui. Parabenizo Mandacaru pelos 100 anos de existência, assim como a comunidade, muito acolhedora. É com esse sentimento de gratidão, pelo bom acolhimento que eu tive aqui durante 6 anos, que eu venho e visito sempre Mandacaru. Sempre que tem algum evento eu estou aqui”.

Joselito Gomes acompanhou a celebração eucarística junto com a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes. “É momento de ação de graças, de louvor a Deus, de fazer memória dos antepassados, homens e mulheres, que iniciaram a construção dessa história e no presente todas as pessoas que hoje estão dando continuidade ao centenário do distrito de Mandacaru. Uma caminhada marcada pela fé, o trabalho e a devoção a São José. Parabéns, Mandacaru!”.

Logo após a santa missa, o povo foi para frente do palco montado ao lado da subprefeitura, onde subiram a cantora Faby Mel e a Banda Labaredas.

José Carlos, conhecido como Mittó, vocalista da banda querida pelos gravataenses, considerou que “primeiro é uma satisfação a gente fazer parte dessa festa bonita dos 100 anos de Mandacaru, não é a primeira vez que a gente vem aqui e quero mandar um grande abraço a todo pessoal que está de parabéns pela cidade maravilhosa”

Linete Flamentina, manicure, curtiu muito a festa. “Vim de Gravatá, com meu esposo, minha irmã e meu filho. Estou achando a festa maravilhosa, está de parabéns. Primeira vez que venho para festa aqui e estou achando bem seguro, policiamento. A segurança perfeita. Parabéns, Mandacaru!”.

Fernanda Pajeú, autônoma, foi outra que aproveitou a folga para comemorar a data especial do distrito. “Eu vim aqui curtir com meus amigos e a gente veio prestigiar a festa. Minha família é daqui de Mandacaru, também tenho comércio e o pessoal aqui de mandacaru sempre compra lá comigo. Estou adorando!”.

Cícero José de Sena, motoboy, sempre aproveita as festividades de Gravatá. “Eu estou de férias, estava em São Paulo, e hoje eu vim curtir a festa aqui em Mandacaru que todo ano eu venho. Quando tem festa estou aqui, com certeza. Oxe, a melhor coisa que existe são os distritos de Gravatá. Onde você for é excelente. E hoje estou aqui para curtir e me divertir. Está de parabéns a prefeitura”.

No domingo (28), haverá programação extensa começando às 14h30.  Acompanhe abaixo a programação completa para o último dia da Festa de São José e do centenário de Mandacaru.

DOMINGO (28)

14h30 – Benção da Imagem Primitiva Restaurada

Local: Igreja Matriz de Sant’Ana de Gravatá

15h – Início da Procissão Cavalgada e Carreata