Segundo dia de minicursos pelo Mês da Primeira Infância de Gravatá trabalhou a importância do brincar nessa idade

Tags: ,
Publicado em 08 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Assistência Social e Juventude

O CRAS IV, no bairro Maria Auxiliadora, recebeu uma aula lúdica e movimentada nesta terça (24)

 

O segundo dia de minicursos que a Prefeitura de Gravatá está promovendo  pelo Mês da Primeira Infância, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, trabalhou a importância do brincar nessa idade da criança.

Participaram do minicurso de hoje mães atendidas pelo Programa Criança Feliz, além de visitadores do programa e profissionais da educação.

Nesta terça-feira (24), a palestra aconteceu no CRAS IV, no bairro Maria Auxiliadora, e foi ministrada pela facilitadora e coordenadora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Gravatá, Fabiana Bezerra. Ela disse: “Estamos vendo o mundo de tecnologia e as crianças estão perdendo esse hábito de brincar. A criança passa a se conhecer, passa a aprender a conviver, a compreender suas limitações e a respeitar o outro nas brincadeiras. É um mundo de descoberta de forma lúdica. Essa gestão tem esse olhar voltado para a criança e aprendemos que a criança também ensina ao brincar”.

Vídeos, música, dinâmicas, atividades diversas, como a pescaria de peixinhos de papel, deram o tom do trabalho que é pensado nas crianças de até 6 anos de idade.

O coordenador do Programa Criança Feliz em Gravatá, Josinaldo Leão, reforçou a união de forças pela primeira infância. “Esse mês voltado para a primeira infância estamos tendo uma parceria muito positiva, que já ocorre sempre, mas estamos tendo mais ainda. Ontem, trabalhamos com a Secretaria da Saúde, com o minicurso Cuidados com o Bebê, hoje, estamos tendo a parceria da Secretaria de Educação, em que a professora trouxe um minicurso voltado para a Importância do Brincar na Primeira Infância e amanhã, quarta (25), nós teremos uma psicóloga da Assistência Social trabalhando o processo da primeira infância. Estamos com uma semana bem movimentada pela luta de direitos para a criança. A gestão do Padre Joselito tem essa preocupação com essa idade, para que a gente possa realmente garantir os direitos das crianças”.

A secretária municipal de Educação, Ninha Professora, destacou que em breve a educação terá mais conquistas pelas crianças da cidade. “Nós estamos unidos: Saúde, Educação e Assistência Social, nesse trabalho que está sendo feito com essas famílias e mostrando a importância que é para esses pais e usuários do CRAS a relevância que é dar valor a primeira infância e isso vem sendo trabalhado neste mês de agosto, mostrando o compromisso que o prefeito, Padre Joselito, tem com as crianças do município. Vamos continuar com as atividades, com as creches que o prefeito vai entregar à população em breve e com esse trabalho feito com essas crianças”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, falou sobre a participação das pessoas nesse compromisso com a primeira infância junto com a gestão do prefeito Padre Joselito. “Estamos perto de encerrar o mês da Primeira Infância com as pessoas que fazem parte do Programa Criança Feliz e não poderia ser diferente esse jeito da gente acolher as pessoas. É de extrema importância esse jeito de acolher, uma iniciativa do prefeito em sempre atender bem, acolher bem, principalmente a criança. As pessoas estão abraçando a causa cada vez mais e estão vendo que não é só a gente enquanto gestores, eles também têm o compromisso com eles mesmo, porque é a partir deles que a coisa começa a fluir. Assumimos esta missão e queremos levar adiante trabalhando bem e transformando a vida das pessoas”.

Nesta quarta-feira (25), será trabalhado o tema “Outros Tempos, Outras Infâncias”, no CRAS I.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS