Segundo Encontro de Juremeiros reuniu fiéis das religiões de matriz africana pelo fim da intolerância religiosa em Gravatá

Tags: , ,
Publicado em 19 de maio de 2024, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Cultura

Fé, celebração e respeito deram o tom da celebração que mostrou a todos que as religiões de matriz africana merecem respeito como todas as outras

No domingo (19), aconteceu o Segundo Encontro de Juremeiros, promovido pela Associação do Povo de Terreiro de Gravatá – APTG, com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, no Parque Janelas para o Rio.

A gestão municipal do prefeito Joselito Gomes assumiu um compromisso com todas as pessoas e tem dado espaço, vez e voz a todas as religiões em manifestar a sua fé, resgatar a sua cultura e exaltar a sua liberdade de crença.

Pai Silvio de Oxalá, Ilê Axé de Oxalá e Xangô, destaca que ”é uma honra pra nós de terreiro de matriz africana poder mostrar nossa fé, nossa religião, até porque somos uma religião que ama todas as religiões, até porque Deus é um só, não deixou placa de igreja, Ele deixou a fé. Então qualquer religião chega a um só caminho, a um só Deus. Então a gente agradece a essa gestão maravilhosa por ter aberto esse espaço para colocarmos nosso culto ao ar livre e mostrar para a sociedade que também temos Deus no coração.”

Jonas Maximo, juremeiro de Antônio Buíque, presidente da APTG, agradece a gestão municipal pelo o apoio à diversidade religiosa. ”Em nome da APTG e todos que fazem o povo de terreiro de Gravatá, agradecemos primeiramente a Deus e à Jurema Sagrada por mais um ano levantar essa bandeira. É um ano de resistência, de luta e a vamos resistindo. E a importância do apoio da gestão municipal ao povo de terreiro é esse compromisso que mostra a união e abraça a todos.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)