Semana da Juventude: Equipe Multiprofissional realiza palestra na ETE sobre saúde e sexualidade

Publicado em 12 de agosto de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Assuntos relevantes foram abordados com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio

Na quinta-feira (11), no auditório da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz Mendonça (ETE) aconteceu uma palestra sobre saúde e sexualidade que faz parte de uma grade especial dentro da Semana da Juventude.

Esse momento com os alunos do primeiro ano foi preparado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, com realização do Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE), em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Equipe Multiprofissional.

Durante essa semana foram atingidas várias esferas como a primeira Corrida da Juventude, que teve o cuidado com saúde física, a apresentação dos projetos ID Jovem e o Acelere no ENEM, que têm o intuito de estimular os jovens a terem uma visão do seu futuro e ingresso na universidade.

No primeiro momento foi realizada uma apresentação pelo grêmio estudantil com poesia de autoria própria e o dueto da Canção Infantil de César MC.

Em seguida, durante a palestra, toda equipe Multi agregou o aprendizado com seus conhecimentos.  Foram abordados pelos educadores físicos Marcelo e Deivison a importância da atividade física na vida das pessoas. Depois a nutricionista Sthephanny falou sobre “o que é ser saudável”, já a enfermeira Amanda explanou os conhecimentos sobre gravidez na adolescência, e, por fim, Janine e Gilcélia, da área de serviços sociais, pontuaram sobre direitos sexuais e reprodutivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Anderson Pedrosa, presidente do COMJUVE e diretor de Esportes da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, comenta sobre a palestra proporcionada aos jovens estudantes: “O assunto abordado hoje ainda é um tabu na sociedade, que é pouco discutido, que era para vir esses esclarecimentos de casa, mas não tem. Então tivemos essa ideia na nossa reunião do Conselho da Juventude e juntamente com a equipe Multi da Secretaria de Saúde que estão nos dando esse suporte e que vão dar a palestra. Hoje é o antepenúltimo dia, sexta-feira tem mais uma ação e sábado é o encerramento com o curso para os Conselheiros”.

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)