Foi uma manhã de acolhimento para as famílias e atividades para as crianças como pinturas, caças ovos e plantio de sementes no Parque da Cidade
Nesta segunda-feira (25), a programação do Centro de Inclusão de Gravatá (CIG), foi de acolhimento para as famílias, com atividades para as crianças assistidas pelo serviço ofertado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde.
Em alusão à páscoa, o CIG promoveu um momento de relaxamento para as famílias, com palestras e reflexão com psicóloga.
As crianças tiveram momentos de pinturas, caça ovos e plantio de sementes, todas acompanhadas por profissionais capacitados.
Alcicleide Santiago, é mãe e dona de casa, fala da importância de ser acolhida com seu filho no CIG: “A importância do CIG na minha vida é muito grande, eu tenho uma casa e no CIG eu tenho minha família. A família que é do faxineiro ao diretor, eles acolhem todos. Faz três anos que meu menino tem atividades aqui, e eu não quero que meu filho pare de participar, porque é daqui que ajuda meu filho e me ajuda também. São as atitudes e atividades que ajudam a educar meu filho e me ajuda a educar, principalmente as crianças autistas que são totalmente diferente da educação da gente, da minha educação que tive dos meus pais. O CIG acolhe, ajuda e nos encaminha para esse futuro, que são crianças que vão crescer, nossas crianças vão querer trabalhar e conviver na sociedade. Mas a educação e o mundo deles são diferentes da gente. Então o CIG ajuda e auxilia os pais. Hoje, essa ação é um alívio, a gente desabafa, conversa e troca experiências”.
Larissa Lima, psicomotricista do CIG, destaca a atenção que as crianças usuárias recebem nos atendimentos: “Hoje decidimos trabalhar a ação de páscoa aqui do Centro de Inclusão, então vinhemos trabalhar com as crianças as habilidades que elas podem executar como atenção, coordenação motora, equilíbrio, vamos fazer atividades do caça ovos que são bem interessantes para as crianças pra que elas explorarem o ambiente que iremos fazer no parque. Enquanto isso, os pais estão em uma oficina com a psicóloga para que eles nesse tempo fiquem mais à vontade. Vamos também fazer práticas integrativas aqui no serviço para os pais, enquanto as crianças brincam e se divertem nessa festa de páscoa. Trabalho aqui no CIG, sou psicomotricista do serviço, trabalho as condições motoras da criança, equilíbrio, lateralidade, noção de espaço e afetividade. Então pra mim está sendo uma honra participar de mais um evento de páscoa esse ano”.
Juliana Alves, coordenadora do CIG, relata esse momento de interação social com as crianças usuárias: “A Prefeitura juntamente com a Secretaria de Saúde, vem proporcionando esse momento de interação social para as crianças, não só para as crianças usuárias do CIG como também para as famílias. É muito importante essas famílias serem acolhidas e serem cuidadas, é o verdadeiro compromisso com as pessoas. Hoje a gente está em um momento de autocuidado com as famílias responsáveis, os pais e mães estão com a nossa psicóloga, que está fazendo uma palestra pra eles com um momento de auto cuidado com relaxamento, difusores com óleos essenciais. Então a gente está fazendo uma parte com práticas integrativas”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza