Servidoras da Saúde de Gravatá participam de ação pelo Outubro Rosa 

Publicado em 28 de outubro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Como política de cuidado com quem cuida da população, a Prefeitura do município proporcionou momento para 90 profissionais da área

 

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu, ao longo desta quinta-feira (28), Dia do Servidor Público, um momento de autocuidado para 90 servidoras da saúde do município. 

O momento foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde, e foi trabalhado o tema “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”, apresentado em palestra pela coordenadora de Saúde da Mulher de Gravatá, Fabiana Andrade Viana. 

Entre as atividades, foram oferecidos também aromaterapia, aferição de pressão arterial, exame das mamas, além de testagem rápida de HIV e Sífilis. 

 

A técnica de enfermagem, Cilene Rito, foi uma das servidoras que participou da palestra. Ela considerou que “achei essa iniciativa da gestão municipal muito proveitosa, pois através dessas palestras a gente adquire mais experiência no dia a dia e principalmente na área de saúde. O cuidado com a gente que é profissional também é muito importante, pois nunca foi do meu conhecimento a gente ter essa oportunidade de ter esse cuidado com a gente, com essas palestras, reuniões, o governo atual está de parabéns, por tão pouco tempo de gestão e desempenhando um ótimo trabalho. Eu me sinto valorizada e me orgulho de ser funcionária pública, na área de saúde, amo cuidar das pessoas, amo minha profissão e amo essa gestão”.

 

O coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, falou sobre as ações neste Dia do Servidor. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas e também daquelas pessoas que cuidam de outras. Nesse momento a iniciativa veio para contemplar todas as servidoras, relacionadas e vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde para que a gente possa, no dia de hoje, fazer uma alusão ao Outubro Rosa. O cuidado direcionado não apenas ao Câncer de Mama, de forma precoce, mas também a prática do autocuidado. Estamos oferecendo orientação nutricional, temos uma aromaterapeuta bastante experiente, além do próprio exame da mama”.

O coordenador falou também sobre as ações no anexo da Unidade de Saúde da Família no Sítio Limeira e no Posto 3 (no Bairro Novo), que ocorreram nesta quinta (28), além da USF Jucá, que realizou a ação às usuárias no dia de ontem (27). “Além dessas ações pontuais como está acontecendo hoje, Dia do Servidor Público, a nossa iniciativa é disseminar para toda rede, todos os postos ao longo deste mês, iniciar com essa campanha de detecção precoce do Câncer de Mama, identificar aquelas mulheres que têm uma demanda reprimida, ou que tem uma lesão sugestiva de câncer, bem como incentivar a mulher à prática do autocuidado. O nosso pedido de fato é para que as mulheres comecem a se cuidar, a conhecer seu corpo, e dessa forma, a gente conseguir de forma precoce identificar qualquer alteração e dar assistência a essa mulher”. 

Caso a mulher de Gravatá identifique alguma alteração na mama, como presença de nódulo, mudança na textura e na coloração da pele da mama, saída de algum tipo de secreção, a orientação é que ela procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazer uma triagem e acompanhamento com médico ou enfermeira, e a partir daí ela é encaminhada para especialista ou direto para mamografia. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS