Setembro Amarelo: CAPS II leva serviços de saúde e cidadania na Praça 10

Tags: , , , , ,
Publicado em 11 de setembro de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: CAPS

Ação contou com atendimentos gratuitos e parcerias que reforçam a importância da prevenção e do cuidado com a vida

 

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II promoveu, nesta quinta-feira (11), uma ação especial na Praça 10 em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. O evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde, do CAPS AD, da Secretaria de Assistência Social e Juventude, do Programa Atitude junto a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas do Governo de Pernambuco.

 

Durante a iniciativa, foram oferecidos serviços como atendimento médico, aferição de pressão e glicose, vacinação, atendimento odontológico no odontomóvel, musicoterapia, pintura, além da presença do CREAS, que disponibilizou a emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento, agendamento para emissão de identidade, orientações e recebimento de denúncias de violação de direitos.

 

As atividades foram voltadas principalmente para os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência, mas também contemplaram a população em geral.

 

A coordenadora do CAPS II, Cristiane Alves, destacou a importância da iniciativa e ressaltou o engajamento das secretarias parceiras. Segundo ela, ações como esta fortalecem a rede de cuidados e aproximam os serviços da comunidade: “Estamos aqui na Praça 10 em parceria com a Secretaria de Assistência Social e CRAS, juntamente com o Programa Atitude vindo com o Governo do Estado. Esse é um momento em que estamos enfatizando a conscientização da população de Gravatá sobre a prevenção ao suicídio, mas, acima de tudo, reforçando a importância da valorização da vida. Durante este mês, vamos realizar diversas ações. No próximo dia 15 estaremos na Praça Rodolfo, e o encerramento acontecerá na Praça Matriz no dia 30. Além disso, as unidades de saúde e todos os serviços da rede estão engajados de forma significativa nesse trabalho. Nosso objetivo é fortalecer a atenção à saúde mental, desconstruir preconceitos e lembrar da importância de não julgar, mas sim acolher.

 

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS