Solenidade marca abertura da Semana da Pessoa com Deficiência

Publicado em 22 de agosto de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Momento expressou o olhar humanizado que a gestão do prefeito Joselito Gomes tem com todas as pessoas 

 

Na segunda-feira (22), aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, na Praça Rodolfo de Moraes, promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD), Centro de Inclusão de Gravatá (CIG) e o Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC). 

 


Esse evento, que contou com a presença do prefeito Joselito Gomes e da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, teve o intuito de apresentar as atividades que fazem parte da programação humanizada preparada com muito carinho, além de sensibilizar a comunidade, de modo geral, em relação às potencialidades das pessoas com deficiências e chamar atenção para as suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto ao combate ao preconceito.

 

Estiveram presentes na apresentação das atividades da grade de programação os secretários municipais, executivos e diretores de departamentos, além do vereador Neném de Uruçu. 

 

Denize Lima, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Gravatá, expressou sua alegria e gratidão pela gestão que tem um olhar diferenciado com as pessoas e que esse evento é muito importante para inclusão.

 

Representando o Centro de Inclusão de Gravatá (CIG), Juliana Alves, explanou as atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana: “Durante essa semana que se inicia, a Prefeitura, o CIG, SERC e o COMUD, prepararam uma vasta programação para toda semana. Entre ela teremos a primeira carreata que será sexta-feira saindo da prefeitura em sentido ao CIG. Nós já comunicamos a todos os órgãos e estamos contando com a presença de toda população, de toda sociedade para que venha se juntar a nós e fazer uma grande carreata, tudo isso visando o direito de pessoas com deficiência”. 

 

Maria José Arruda, avó de três netas, agradece a gestão do prefeito Joselito Gomes pelo atendimento humanizado que o CIG tem proporcionado: “Eu sou grata a Deus como falei e gratidão ao padre Joselito, nosso prefeito, e a primeira-dama Viviane e não posso esquecer de todos os profissionais do CIG que atende as crianças. São três netas que estão sendo acolhidas, eu estou tendo uma assistência porque cuidar de criança não é fácil porque eu sou avó, sou mãe, sou pai, sou tudo”.

 

Sempre ressaltando que a gestão dar vez e voz às pessoas, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, comenta sobre a importância da inclusão: “Além do compromisso com as pessoas estamos cumprindo com a Lei Federal que é a Lei da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Nossa gestão é uma gestão que inclui. Já temos ônibus adaptados para as pessoas com deficiências, temos salas multifuncionais e todo apoio da Assistência Social. Toda nossa gestão, padre Joselito que tem esse olhar sensível de dar vez e voz às pessoas, esse é nosso compromisso”.

 

O prefeito Joselito Gomes, em  seu discurso destaca que a gestão possibilita o ir e vir das pessoas com deficiência e as preparações das formas de inclusão: “Uma semana importante porque irá possibilitar momentos assim de reflexão, de aprofundar algumas  situações, de buscar soluções para outras e enxergar o que no momento está sendo feito e de que forma podemos ampliar esse atendimento e acolhimento de pessoas com a deficiência porque o compromisso que a gestão tem é com as pessoas, e quando falo as pessoas são todas as pessoas, não importa a situação, a condição que aquela pessoa esteja. Todas as áreas da administração pública devem ter essa atenção e sensibilidade, assim como assistência, saúde, educação estão tendo em relação ao CIG, ao SERC que fazem um trabalho extraordinário  em nosso município e também na região no acolhimento, acompanhamento e tratamento de pessoas com deficiência”. 

 


Confira a programação completa da Semana da Pessoa com Deficiência:

 

Terça-feira (23) – 8h às 16h – seminário: Educação Inclusiva em foco para garantir a inclusão na ETE

Quarta-feira (24) – às 19h – entrevista no Programa Arroxa o Nó, da Rádio Gravatá FM

Quinta-feira (25) – às 09:30h – apresentação institucional do SERC e CIG, no auditório do Espaço Integrar localizado no CAIC

Sexta-feira (26) – às 8h – carreata do CIG, saída do Paço Municipal e às 15h – inauguração da Sala de Recurso Multifuncionais da Escola Municipal Jesus Pequenino

Sábado (27) – às 8:30h – visita ao Centro de Artesanato de Pernambuco em Bezerros

Terça (30) – às 15h – Marcha pela Inclusão do SERC –  saída do SERC localizado na Rua José Inácio da Silva, 30, Centro.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS