Tecnologia da Informação: Prefeitura de Gravatá irá formar jovens do município na área de programação em parceria com a Softex Recife

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 21 de julho de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Cerca de 60 jovens serão beneficiados com a Formação Acelerada em Programação, em área de tecnologia que demanda profissionais qualificados

 

 

 

Uma parceria que foi firmada pela gestão de Joselito Gomes em maio deste ano começa a render frutos. Estudantes de Gravatá participaram da Aula Magna do curso de tecnologia oferecido pelo Centro de Excelência em Tecnologia de Software – Softex Recife em parceria com a Prefeitura de Gravatá, na quinta (21), na ETE Professor José Luiz de Mendonça em Gravatá. 

 

 

Estiveram na mesa o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, a coordenadora de TI da prefeitura, Ana Katarina, a diretora da ETE, Carline Moura, o diretor da Softex, Marco Aurélio, e o coordenador executivo da Softex, Eduardo Paiva.

 

 

A Formação Acelerada em Programação (FAP) tem o objetivo de formar desenvolvedores em programação Front-end e Back-end, com combinação de conhecimentos teóricos e práticos.

 

 

O curso terá duração de 24 semanas, com uma carga de 276 horas, sendo 180 horas no modo Ensino à Distância (EaD) e 96 horas de aula presenciais, que acontecerão na ETE, no bairro do Jucá.

 

 

Ana Katarina, coordenadora de TI da Prefeitura de Gravatá, fala sobre o interesse do mercado nesses profissionais. “Você percebe que existe ainda muita defasagem nessa área, mas uma demanda grande de procura. A Softex cuida desse processo de ponte entre programadores e empresas. E essa é uma grande oportunidade, para o estudante de uma universidade, por exemplo, que não tem esse intermédio do emprego. Já esse curso é uma certeza porque a própria Softex está à procura desse profissional. A prefeitura está de parabéns em relação a isso”

 

O coordenador executivo da Softex, Eduardo Paiva, fala da parceria da empresa com a prefeitura. “Captamos recursos junto ao Governo Federal. Esse é um investimento extremamente importante e a Prefeitura de Gravatá tem essa percepção. O prefeito Joselito Gomes deixou claro aqui em sua fala que esse é o futuro, o tempo bom é hoje. Eles estão investindo exatamente hoje nas pessoas que vão fazer o futuro”.  

 

O prefeito, Joselito Gomes, que tem investido em tecnologia na gestão municipal, fala da oportunidade que esses estudantes de tecnologia estão tendo com esse curso. “Essa parceria é uma oportunidade fantástica, trazendo um conhecimento ainda maior aos nossos jovens, um aprofundamento, principalmente no quesito programador, até porque o mercado de trabalho tem uma necessidade. A tendência é avançar no conhecimento e ter uma carreira exitosa dos nossos jovens que já nasceram na cultura da tecnologia. Estamos hoje aqui porque temos em nossa gestão um compromisso com as pessoas e esse compromisso passa pela prioridade que estamos dando à educação e à tecnologia”.

 

A ação é desenvolvida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS