Trabalhadores e empresários de Gravatá contam com Central de Oportunidades de Pernambuco

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 07 de abril de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: COPE

Espaço vai contribuir para que esses profissionais otimizem o tempo deles para resolver questões burocráticas sem precisar o deslocamento para outros municípios 

 

 

 

A Central de Oportunidades de Gravatá  – COPE foi inaugurada, na tarde desta quarta (06), e será um equipamento de relevância para o  desenvolvimento econômico do município.

 

 

Esta é mais uma parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o deputado estadual, Waldemar Borges, que vai ajudar e auxiliar o trabalhador e o empresariado com uma estrutura confortável para quem vai procurar os serviços oferecidos pelo equipamento. 

 

 

A central, que possui acessibilidade, está instalada em um imóvel cedido pela prefeitura, na Rua Sérgio Loreto, e oferece os seguintes serviços: Agência do Trabalho, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE) e o Expresso Empreendedor. Os serviços serão online e com orientação presencial de três funcionários da prefeitura capacitados pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco – SETEQ. 

 

 

O secretário estadual da pasta, Alberes Lopes, observa que “esse equipamento vai ajudar muito o trabalhador, que vai ter um local onde ele pode vir à procura de um emprego, como também outros serviços. Tudo isso, além dos cursos e palestras que  irão acontecer para ajudar a se firmar no mercado de trabalho, firmar-se como empresa e isso é importantíssimo, porque em Pernambuco nós tivemos o fechamento de várias empresas por falta de qualificação. Aqui nós vamos ter a oportunidade de oferecer isto a todos os empreendedores e trabalhadores de Gravatá”.

 

 

O deputado estadual Waldemar Borges, destaca que a central “é um espaço que o município resolve apoiar no empreendedorismo local, ou seja, a criação de empresas que possam gerar emprego e renda para o gravataense. Nesse espaço serão somados serviços voltados para facilitar a vida daqueles que têm o seu pequeno negócio, inclusive com o apoio da Agência de Financiamento de Pernambuco, onde pode financiar muitas iniciativas dessa área do empreendedorismo e também com o olhar para o trabalhador, já que aqui vai funcionar uma Agência do Trabalho. Será um apoio para que os direitos sejam atendidos. Essa iniciativa veio no sentido de ajudar as pessoas a viver”.  

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos, “a central vem para atender o empreendedor para que ele possa ter acesso a AGE, que tem o crédito popular e traz recursos para esse profissional, o Expresso do Empreendedor que funciona com regularização de MEI, baixa, certidões, tudo para que as empresas possam estar regulares e também a Agência do Trabalho, que facilita a vida das pessoas que trabalham nas empresas, as pessoas que querem emitir a carteira de trabalho digital, as pessoas que querem dar entrada em seguro desemprego, FGTS, também terão acesso a esses serviços aqui. É um equipamento que tanto ajuda o empreendedor individual ou limitado, como também ajuda àqueles que trabalham no comércio e na indústria”.

 

O prefeito, Joselito Gomes, destaca a importância da COPE para o município.  “Gravatá sinaliza crescimento, a presença de pessoas, sejam daqui querendo empreender ou já empreendendo, e nada melhor do que você poder contar com este equipamento. O Governo do Estado, junto ao município, oferecendo à população serviços que ajudam a população, facilitam a vida do ponto de vista profissional, financeiro, tudo isto só vem engrandecer o nosso município. Assim queremos continuar trabalhando, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

 

Estiveram presentes na solenidade de entrega o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, secretários municipais e executivos, servidores, representantes do empresariado local, além do vereador Zé da Saúde. 

 

 

Emprego – Mesmo em ano de continuidade da pandemia, 2021 foi muito positivo com relação a geração e manutenção do emprego em Gravatá. De acordo com dados do CAGED, entre o número de admissões e demissões ano passado, o saldo foi a geração de mais de mil empregos, o que representa que Gravatá teve o acréscimo de aproximadamente 200% no saldo de empregos formais em relação aos gerados nas duas últimas gestões. Em comparação com a última gestão, por exemplo, é registrado o saldo de 345% a mais de geração de emprego no município. Este número é uma constatação de que a gestão do prefeito Joselito Gomes conseguiu criar e manter mais empregos em Gravatá em apenas um ano. Um dos motivos atribuídos é a credibilidade do governo do gestor, que trouxe esperança para o empresário local contratar. 

 

 

Serviço:

 

Central de Oportunidades de Pernambuco – COPE

Funcionamento: Segunda a sexta

Horário: 7h às 13h

Endereço: Rua Sérgio Loreto, S/N, Centro

 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS