Prefeitura Municipal apoia evento esportivo que tem atraído cada vez mais adeptos
Tem forma melhor de começar o dia do que praticar corrida esbanjando saúde, alegria e contemplando a natureza? Para a turma que participou do TRun Gravatá 2025 não existe outra forma.
A equipe do Trail Run Series sabe bem disso e proporcionou mais um evento esportivo que reuniu homens e mulheres de todas as idades apaixonados por esse esporte que traz desafio e realização para quem participa.
As provas (Long Trail, Half Trail, Adventure Trail e Fast Trail) aconteceram na manhã do sábado (04), com saída do Condomínio Estrela da Serra, na PE-87, para ganhar as trilhas na zona rural de Gravatá.
Renata Gabriela, estudante universitária, mora no bairro Nossa Senhora das Graças e participou da corrida. “Eu comecei a correr esse ano na PTR que teve há alguns meses, porque meu irmão tem um grupo no Whatsapp, aí ele acabou me introduzindo neste mundo da corrida, mas eu acho incrível em relação a tudo, principalmente à saúde, estilo de vida, realmente muito bom. Eu acho que é muito importante que o poder público tenha esse interesse de apoiar cada vez mais os atletas, até porque Gravatá é cheio de atletas, de artistas e tudo mais, então assim, é realmente algo muito importante para se investir”.
Carla Costa e Fenelon Carvalho, comerciantes, vieram de Solânea, que fica na Paraíba. Carla explicou que “a gente começou correndo na rua mesmo, 5 km, começamos a gostar aí no começo do ano a gente iniciou o TRun e se apaixonou, muito bacana. A gente já participou do evento de Serraria e Araruna e a gente já ficou sabendo de Gravatá e também se inscreveu assim que abriram as inscrições. Chegamos ontem (sexta) para nos prepararmos para a corrida hoje. A gente não conhecia Gravatá, amamos, muito bacana e ontem estávamos falando sobre voltar aqui com mais calma para conhecer a região e os atrativos da cidade”. Fenelon completou: “Nós recomendamos que as pessoas pratiquem a corrida, porque mudou as nossas vidas, até paramos de beber, a gente era um pouquinho sedentário, zero esporte e através da corrida começamos a desarnar para esse mundo e realmente ela trouxe um benefício excelente. Eu já perdi 19 quilos”, falou satisfeito.
Fábio Mesquita, organizador da TRun, explicou: “Nós estamos hoje na TRun Series, a quarta etapa do maior circuito de corridas em trilhas do Nordeste, e é aqui em Gravatá. Começamos agora, fizemos as quatro largadas, a primeira largada às 5 horas da manhã, dos 56 quilômetros, depois às 6 horas dos 29 quilômetros, 6h15 dos 18 quilômetros e por fim a fast trail com mais de 300 participantes que vão fazer os 9 quilômetros, tudo isso aqui nas serras de Gravatá, no agreste de Pernambucano. Gravatá é muito propício para o esporte, o clima, o relevo e um povo acolhedor e é super importante o apoio da prefeitura que faz com que o evento aconteça e que a gente possa oferecer para a população local e para as pessoas que vêm visitar a cidade nesse momento aqui de contemplar a natureza, de praticar o esporte e de ganhar saúde”.
Anderson Pedroza, diretor de Esportes de Gravatá, participou de uma das provas e falou sobre o apoio da prefeitura em mais um evento da cidade. “Gravatá recebendo neste final de semana a quarta etapa da Trail Run, esse evento de corrida de rua que está rodando todo o estado de Pernambuco, estamos recebendo hoje aqui em nossa cidade. Uma quantidade de mais de 600 pessoas de diversos estados que estão aqui prestigiando a nossa cidade. Fica aqui nosso agradecimento a Fábio por ter escolhido Gravatá para realizar esse evento tão maravilhoso e a prefeitura de Gravatá sempre apoiando os eventos de corrida e fomentando o esporte da nossa cidade”.
Ao final, Andréa Santos e Banda, além de Lucas Pereira e Banda, animaram os participantes das provas.
O apoio da Prefeitura de Gravatá ao evento aconteceu por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, da Secretaria de Comunicação Social e Imprensa, da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal e DMGTTRANS, e da Secretaria de Saúde.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM) e cortesia SECTURCEL