Homens compareceram às unidades para assistir às palestras sobre a saúde do homem e receber atendimento médico
Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família da área urbana de Gravatá trabalharam com o horário estendido na quinta (23) e a ação deste mês, voltada para a campanha de conscientização pelo câncer de próstata, Novembro Azul, foi sucesso com o público masculino pela Noite de Saúde do Homem.
Além das consultas voltadas especialmente para esse público, houve ventosaterapia, limpeza de pele e palestra sobre conscientização e os sintomas da doença.
Cilenildo Ferreira de Melo, pedreiro, foi um desses homens que teve o autocuidado com a saúde. “Muito bom que a prefeitura teve essa iniciativa, que todo ano está fazendo, ajuda muito os homens, que são meio tímidos para procurar médico, então que procurem o médico, que se cuidem porque a vida é uma só. A realidade de antes está mudando e com a iniciativa de alguns órgãos, como a Prefeitura de Gravatá, tenho certeza de que muitos vão procurar mais o posto do seu bairro. Agradeço em nome de todos à prefeitura e ao pessoal do posto que está fazendo muito bem à população”.
Adriano Batista, professor, também seguiu para um dos postos de saúde nesta quinta. “É muito importante ter esse horário, porque nós homens passamos o dia na correria e ter um momento desse é muito bacana, principalmente os idosos, vem ter informações para correr atrás e organizar a saúde. Hoje em dia, com a ajuda da tecnologia, a informação chega mais rápido. Fiquei sabendo dessa ação pela Agente de Saúde que passou na minha casa, avisou, daí resolvi passar aqui e pegar meu encaminhamento. E já vou para a atendente pegar as orientações para a regulação”.
Hercílio Magalhães, enfermeiro do SAD de Gravatá, foi um dos palestrantes desta ação. “O homem carrega seus conceitos de machismo, de vergonha, não vinha ocupar seu espaço no posto de saúde e hoje vemos que está tendo uma mudança nesse sentido, não só os mais jovens, mas os mais velhos que estão vindo para o posto buscar informações sobre a sua saúde, trazer suas queixas para o médico e isso é um avanço no termo de conscientização de saúde em sua população. Gravatá com seu trabalho muito propínquo na saúde, na dinamização, na divulgação, trazendo para o cidadão gravataense que é preciso que as pessoas cuidem de si mesmas, fazer a sua parte, buscar suas informações, trazer suas queixas, para que tudo tratado no início seja melhor. A saúde a gente trata o quanto antes, para que o resultado seja o mais rápido possível. Gravatá está de parabéns e a prefeitura pelo compromisso com as pessoas”.
O câncer de próstata dá alguns sinais de alerta e o homem deve ficar atento caso tenha esses sintomas: dor ao urinar, sangue na urina, dor óssea, jato de urina fraco, dor e ardor ao urinar e maior frequência urinária, principalmente à noite. A procura por ajuda médica ao menor sinal é fundamental para o diagnóstico rápido e o tratamento ser bem sucedido.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)