Unidades de Saúde de Gravatá realizam ações pelo Outubro Rosa nesta quinta (21)

Publicado em 21 de outubro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Ao todo, seis USFs do município falaram sobre uma das doenças que mais matam mulheres na atualidade

 

A campanha nacional Outubro Rosa, que trata da conscientização pelo combate ao câncer de mama, chegou a seis postos de saúde de Gravatá nesta quinta-feira (21).

 

Um deles foi o Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa, o Posto 1, que teve palestras ministradas sobre o tema com uma das enfermeiras chefe da unidade de saúde, Cecília Fabiana, da assistente social, Pallomma Karem, e do coordenador do Posto 1, Júnior Vasconcelos. Após a palestra, foi realizado um sorteio de brindes aos presentes. 

 

 

A instrutora de trânsito, Jaciele dos Santos, de 31 anos, foi uma das pacientes que esteve no evento do Posto 1 e ela disse que “eu acho muito importante essa palestra, principalmente nos dias de hoje, porque vimos um aumento grande no número de câncer, especialmente na mulher, e a prefeitura está enfatizando isso nos ajudando, principalmente aquelas mulheres que têm menos conhecimento, pela prevenção, para que elas se amem mais e se dediquem mais a elas mesmas”. 

 

Cecília Fabiana fala sobre o atendimento na unidade de saúde com relação ao atendimento ginecológico. “Toda semana, agendamos 25 exames de citologia, que é o exame preventivo, às quintas-feiras, e também solicitamos os exames necessários para encaminhar ao mastologista na Clínica da Mulher, e lá o médico faz os exames referentes a saúde da mulher. No exame citológico, nós já fazemos a avaliação das mamas, e ensinamos as mulheres a conhecerem seus órgãos, a se auto avaliarem, a se auto examinarem, e principalmente deixando claro que a mulher como dona de casa, como empreendedora, trabalha na zona rural, que aqui também atendemos elas, precisam ter o olhar mais voltado para elas para perceber quando algo estiver errado. Como falamos aqui na palestra, é muito importante esse auto conhecimento”. 

 

Júnior Vasconcelos, coordenador do Posto 1, falou do evento. “Esse foi um momento muito especial para as mulheres gravataenses com o evento do Outubro Rosa. Como falamos na palestra, sobre a importância dessa data, mas que ela deve ser lembrada de janeiro a janeiro, com o tratamento periódico dessas mulheres. Sensibilizamos os pacientes do posto com esse momento bonito, dentro das nossas possibilidades, um evento legal, com todos satisfeitos e presenteados. Lembro que o funcionamento do Posto 1 é de segunda a sexta, das 7h às 17h”.

 

Já na Unidade de Saúde da Família do CAIC, a enfermeira do Caic I, Thamirys Lima, a enfermeira do CAIC II, Andrea Antunes e a coordenadora do CRAS III, Adriana Ferreira realizaram uma parceria entre as Unidades e promoveram um momento de informação e de atenção sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero. 

 

É um mês focado para enfatizar, todos os dias, que as mulheres têm que se cuidar, se olhar com mais amor e carinho, além de realizar todos os exames preventivos anualmente. Além da importância do autoexame que é o primeiro passo dado para detectar algo que tenha em sua mama, e em seguida procurar um médico para realizar todos os exames.

 

 

Elizabete Mara Patrícia que é agricultora explica que “para a população é muito bom, principalmente para nós que somos mulheres, a gente tem que saber a importância da prevenção. Eu já fiz meu exame de prevenção de mama e, graças a Deus, não acusou nada, mas eu acho importante principalmente aqui nos CRAS”.

 

A coordenadora do CRAS III, Adriana Ferreira, diz: “A gente do CRAS III teve uma parceria com Posto de Saúde do CAIC I e II neste dia especial do Outubro Rosa. Uma parceria das meninas com as usuárias para proporcionar um dia especial para elas e mostrar a prevenção que é muito importante”.

 

Uma das palestrantes, que é a enfermeira chefe do CAIC II, Andrea Antunes, fala da importância de levar conhecimentos as mulheres: “A importância desse encontro, hoje, com as mulheres é para repassar o Outubro Rosa, o que significa, a prevenção, da citologia, do Câncer de Mama, a mulher conhecer o seu corpo, saber se pautar, fazer o toque de mama e aparecendo alguma coisa procurar o posto de saúde e não deixar para depois”.

 

Os outros postos que receberam a ação nesta quinta-feira (21) foram os de Avencas, o Auta Soares, que fica no Cruzeiro, Nossa Senhora das Graças, no bairro de mesmo nome, e Patrícia Nely, no bairro São José.

 

 

 

 

 

Reportagem: Ana Paula e Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS