USF São Judas Tadeu e CAPS promovem, a comunidade do Cruzeiro, ação de prevenção ao suicídio

Publicado em 27 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Yoga do Riso e informações sobre a importância da vida marcaram este momento do Setembro Amarelo

 

Na segunda-feira (27), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceria com a Unidade de Saúde Familiar São Judas Tadeu, no Cruzeiro, realizou mais uma ação do Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio.

 

Nesse momento proporcionado a comunidade, assistida pela Unidade, a terapeuta Patrícia Silva abordou a importância e valorização da vida, sobre a campanha Setembro Amarelo, do que se trata, como surgiu e os rótulos impostos pela sociedade.

 

É importante falar, trabalhar seu sofrimento, quebrar paradigmas para entender melhor o outro, os sinais que o outro está dando.

 

Também foram aplicadas técnicas para alegrar e favorecer a qualidade de vida dos pacientes presentes naquela ocasião. A Yoga do Riso é uma dinâmica que tem o intuito de ativar todos os hormônios que a gente precisa e que nos dar bem-estar.

Além de apresentar ao público o Centro de Valorização a Vida que é uma ONG federal para dar suporte a alguém que quer pedir ajuda e não tem ninguém.

 

Luana Lima, que é enfermeira da USF São Judas Tadeu, comenta sobre a parceria entre as unidades para promover a ação do Setembro Amarelo: “Estamos vivenciando um momento especial para comunidade que é nosso momento do Setembro Amarelo. Tivemos a parceria com o CAPS para fazer um momento de palestra que traz muitos benefícios, tanto para nós profissionais, quanto para a comunidade que se beneficia com a informação passada e onde eles podem procurar ajuda. A gente proporciona esse momento para que eles se sintam acolhidos, abraçados, pela nossa equipe de profissionais e outros serviços que o município oferece”. 

 

O enfermeiro da CAPS, Gutemberg Oliveira, fala das 10 dicas para ter uma mente feliz e saudável, e importância da ação: “Hoje a gente está na USF no bairro do Cruzeiro, realizamos a Yoga do Riso, falamos também sobre a prevenção ao suicídio e das 10 dicas para ter uma mente feliz e uma vida saudável. Esse mês está sendo gratificante, estamos passando nossa mensagem à população de valorização a vida. A equipe se doou com vontade nesse mês para fazer além do possível porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

Vale destacar que, domingo (26), a coordenadora de Saúde Mental, Jane Silva, esteve na Igreja Matriz de Sant’Ana acompanhada de membros da equipe do CAPS para falar sobre o Setembro Amarelo e conscientizar as pessoas sobre a mudança de hábito, e da importância de ir à missa e participar dos grupos de orações.

 

“A gente enfatizou muito a fé, de como é importante a gente se segurar na nossa fé e ter a compreensão de que há um ser maior que nos protege. Muitas causas de pessoas com depressão e que tentam suicídio são pessoas que se sentem totalmente impotente para o enfrentamento e a fé nos fortalece”, disse a coordenadora de Saúde Mental.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS