Usuários da USF Ricardo Valmir participam de ação do Setembro Amarelo no bairro Alpes Suíços

Publicado em 21 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Equipe preparou uma manhã de diálogos, massagens e acupuntura à população assistida pela Unidade

Nesta terça-feira (21), a Unidade de Saúde da Família Ricardo Valmir, no bairro Alpes Suíço, realizou a ação do setembro amarelo para a população que é assistida no local.

Com o lema “Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha”, foi abordado a importância de realizar essa ação do setembro amarelo, os números alarmantes de suicídio e tentativa em nosso país, e também os equipamentos de saúde para acolher e dar suporte a população que precisa de ajuda.

Em um primeiro momento, Jozimar Costa, presidente da Associação do bairro Alpes Suíço proporcionou um momento de oração universal. “Uma ação como essa vem valorizar o ser humano, e é isso que a gente está vendo nessa gestão, cada vez mais valorizando o ser humano, a pessoa humana. Essa ação no posto Ricardo Valmir demonstra esse zelo e esse cuidado que a nova gestão está tendo por cada um de nós. A gente quer agradecer cada vez mais ao prefeito Joselito Gomes por isso tudo o que está acontecendo não só na área da saúde, mas em todas as áreas, de modo especial aqui que o atendimento vem melhorando cada vez mais, o acolhimento, a entrega de cada funcionário. Isso é importante, isso é muito gratificante para todos nós que somos moradores e usuários do posto.”, disse.

A psicóloga do CRAS, Tatiane, organizou uma roda de diálogo em combate ao suicídio, e pediu para que as pessoas sejam ouvintes, multiplicadoras nesse setembro amarelo, e que todos possam perceber os sinais dos outros para ajudar, ouvir e acolher, além do autocuidado.

Em seguida, os agentes comunitários de saúde preparam uma encenação sobre o setembro amarelo, além dos serviços de acupuntura auricular pela ACS, Lilian Lima, limpeza espiritual – Reiki pela ACS, Vanessa Barros, e Práticas Integrativas e Complementar de Saúde (PICS) pela ACS, Andreia Silva, oferecidos o público presente.

A enfermeira chefe, Evandrielly Lyzandra, fala sobre o que foi preparado para este dia: “Em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês de combate ao suídio, nós da Unidade de Saúde do Ricardo Valmir preparamos com muito amor e muito carinho esse evento para o pessoal assistido aqui no bairro onde teremos algumas práticas integrativas de saúde, acupuntura auricular, Reiki, massagem, uma encenação pelos agentes de saúde, e uma oração pelo representante do bairro e preparamos com muito amor e muito carinho. Essa é a gestão de Joselito Gomes que é compromisso com as pessoas”.

Na ocasião estiveram presentes o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o chefe de Gabinete, Lucas Noia e o vereador Neném de Uruçu.

Fotos: Anderson Souza (SECOM)