Usuários do CAPS II recebe ação do Setembro Amarelo

Publicado em 17 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Atividade que aconteceu nesta sexta-feira (17) abordou a valorização a vida

 

Em uma manhã de conhecimentos, dinâmicas e dando continuidade à programação do Setembro Amarelo, nesta sexta-feira (17), foi a vez dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II receber a ação do Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio.

 

Durante a ocasião foi explicado aos participantes o porquê da escolha da cor amarela para representar este mês alusivo ao setembro amarelo e pontuado sobre as atividades que estão acontecendo, todo este mês, no município, que tem o intuito de sensibilizar as pessoas com a rede de cuidado, além de aumentar a satisfação de viver apesar dos problemas de enfrentamento.

 

Também foi falado dos sinais que as pessoas deixam transparecer e quando a tristeza, a dor, a ansiedade é prolongada. Por isso, a ideia do setembro amarelo é partilhar as emoções para não chegar ao desespero.

No primeiro momento, a psiquiatra Eliete Machado comandou uma palestra aos usuários para falar da prevenção do suicídio, do ato de querer tirar a vida e de como evitar buscando os tratamentos para os transtornos mentais. Além de como é fundamental a realização da atividade física e alimentação saudável.

 

“É importante a gente alertar que setembro é uma campanha para prevenção do suicídio, porque o suicídio é possível previnir sim. Por isso é importante ter ajuda e acompanhamento médico, profissional com o psicólogo, terapeutas, enfim, vários tipos de tratamento que devem ser abordados para o tratamento da doença e prevenção do suicídio”, disse a psiquiatra, Eliete Machado.

 

Em seguida, o momento das dinâmicas foram conduzidos primeiro pela pedagoga e terapeuta, Patrícia Silva, com uma folha de papel com a frase “falar é preciso”. Logo após, a psicóloga, Lidiana Oliveira, iniciou a dinâmica das bolas e explica que “essa dinâmica é para a gente expor um pouco das nossas emoções, dos nossos sentimentos no momento e a gente transformar, trazer as emoções, os sentimentos ruins e explodir, e a emoção positiva trazer e canalizar essa energia e soltar para o universo. Visto que, tudo o que a gente deseja para o universo, joga para o universo, a gente tem de volta. E o objetivo da campanha é falar sobre as emoções e aqui a gente não ia falar das emoções de cada um, mas é uma forma de expressar suas emoções através da dinâmica”.

 

Marcando presença nesta ocasião, Waldemar Borges, deputado estadual, sensível a causa da saúde mental parabeniza a gestão do prefeito Joselito Gomes: “Estou muito gratificado em chegar aqui no CAPS II e ver a atividade que está sendo desenvolvida, uma reflexão que está sendo feita com os usuários do CAPS, da gestão do CAPS e constatar a sensibilidade do prefeito Joselito e sua equipe para um assunto tão relevante como é esse assunto da saúde mental. Aqui em Gravatá isto está sendo cuidado, está sendo tratado, e esse cuidado nos dar muita satisfação, gratificação em saber que é um assunto que não está sendo colocado em segundo plano, ao contrário, está recebendo atenção que tem que ter, a atenção que a gestão tem que dar a uma questão tão séria como essa”.

 

Vale destacar que, essa ação contou com a presença de todos os servidores do CAPS II.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS