Vacinação antirrábica tem mais de 5 mil doses aplicadas em Gravatá

Tags: , , ,
Publicado em 09 de novembro de 2024, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

No dia D da vacinação foram 4.727 vacinados e a pré-campanha contou com 438. Isso mostra a adesão, participação e preocupação da população em manter seus bichinhos protegidos contra a raiva

Neste sábado (9), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, realizou o Dia D da campanha nacional de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação, que teve como objetivo imunizar os animais contra a raiva, mobilizou tutores de pets em diversos pontos de vacinação espalhados pela cidade.


Os locais de atendimento foram as Unidades de Saúde da SUCAM, CAIC, Posto I, Posto II, Jucá e as USF’s Ricardo Valmir, Maria Auxiliadora, e Parque da Cidade. Segundo informações da Vigilância em Saúde, foram 4.727 vacinados e a pré-campanha contou com 438, evidenciando o compromisso da população em proteger a saúde dos animais e prevenir a raiva.

 


Para aqueles que não conseguiram vacinar seus animais neste sábado, a campanha terá continuidade na próxima quinta-feira, 14 de novembro. Os pontos de vacinação estarão localizados na Praça da Compesa, Praça da Área Verde, Cohab II e Praça da Rua do Norte, funcionando das 8h às 12h. A Prefeitura reforça que quem possui vários animais pode agendar a vacinação domiciliar, entrando em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3299-1899 Ramal 3015.

 

Erivaldo Gomes, empreendedor, levou seu cãozinho para vacinar e destacou que: “Isso é muito bom. Ajuda muito nossos cachorros, previne várias doenças, é uma importância muito boa a Prefeitura ajudar nessa vacinação que é 0800”.

 

Já o fiscal Fabiano Cruz, que também levou seus cachorros para serem vacinados, comentou sobre a iniciativa: “A iniciativa é muito boa por parte da Prefeitura de trazer essa campanha de vacinação. É importante a gente manter nossos animais saudáveis, com a vacina em dia. Muito boa essa iniciativa para inibir a raiva”.

 

O veterinário do município, Ítalo Kokay, esclareceu que: “A raiva é uma doença que é quase 100% de letalidade, por isso a maior ação que a gente pode fazer de prevenção é a vacinação. A gente preserva alguns animais de não vacinar e a gente vacina em um dia extra para vaciná-los quando eles estiverem melhor. Tem animais que não estão bem, tem alguns que tem problemas de gestação, e doenças imunológicas e não precisa fazer naquele momento, a gente ver outro dia. Mantemos o dia D e temos a vacinação estratégica que é o ponto fixo que é na SUCAM”.

 

A coordenadora da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, Daniela Bandeira, enfatizou a mobilização da população em vacinar seus amores de quatro patas: “É uma campanha nacional que ocorre todos os anos e o município e a população estão bastante engajados com essa movimentação. É importante que a população vacine seus amigos do coração, seus cães e gatos, para combater a raiva. Só vamos ressaltar que quinta-feira teremos novos postos de vacinação que estarão abertos das 8h às 12h. Os postos serão na Praça da Compesa, Praça da Área Verde na Cohab II, Praça da Rua do Norte (em frente ao PNI) e na SUCAM”.

 

Quem também marcou presença no município foi a supervisão do Estado de Pernambuco.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS