Ação inovadora faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito
Com a independência feminina, chegaram junto mais desafios do cotidiano, entre eles, conhecimentos básicos de mecânica, para que em uma situação de emergência, a mulher saiba agir.
Por isso, uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS e da Secretaria da Mulher, junto com a Escola Pública de Trânsito do DETRAN/PE, promoveu o Curso de Mecânica Básica para Mulheres módulo prático, na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz Mendonça – ETE. A ação integra a programação da Semana Nacional do Trânsito.
Duas turmas de mulheres, uma pela manhã, outra no turno da tarde da sexta (16), tiveram a oportunidade de ter esse contato com os cuidados básicos do carro na teoria e na prática.
Conceição Espíndula, dona de casa e consultora de produtos sensuais, foi uma dessas alunas. Ela opinou que “primeiro eu acho que esse curso foi uma quebra de tabu, pois tinha o ditado que mulher cuida da casa e da cozinha. Com isso, nós mulheres mostramos que também temos o direito de participar do que a gente quer. Temos direito de fazer nossas escolhas e as nossas profissões. Essa iniciativa da prefeitura foi ótima e um incentivo bom pois levanta muito a autoestima da mulher”.
Renée de Paula é instrutora da Escola Pública de Trânsito do DETRAN/PE e foi a responsável em passar conhecimentos importantes para as alunas. “Hoje nós passamos todas as informações da mecânica básica, com questões rotineiras, como troca de óleo, verificação do nível do fluido, da água, troca de pneu, todos os processos que as mulheres hoje têm dificuldade, mas que a partir desse curso básico não terão mais. A gente está correndo atrás de ganhar espaço, tanto no empoderamento feminino, como não depender mais de homens para ver essas questões e ter ainda mais independência”.
Janaína Sales , diretora jurídica do DMGTTRANS, falou sobre a iniciativa. “A ideia partiu do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Segurança e Defesa Civil daqui do município, que contou com a ajuda essencial da Secretaria da Mulher e esse curso veio para integrar as ações da Semana Nacional de Trânsito e ele foi voltado especialmente para as mulheres para garantir uma maior independência para elas, pois a gente sabe que a mulher hoje consegue ter acesso a muitos espaços, como emprego, viajam mais e elas precisam dessa independência e ter a segurança, caso tenha algum problema no veículo, esteja transitando, por isso a oferta desse curso específico”.
Estiveram presentes no curso a secretária executiva da Mulher de Gravatá, Gleizy Gueiros, e a psicóloga do Centro de Referência da Mulher de Gravatá, Juliana Vieira.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)