Sociedade gravataense adere à 35ª Marcha pela Inclusão da Pessoa com Deficiência

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 25 de agosto de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Prefeitura teve representações de diversas secretarias que lutam pelo respeito e promovem políticas públicas voltadas para esse público

 

Dentro da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, o Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança – SERC, o Centro de Inclusão de Gravatá – CIG e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMUD realizaram a 35ª Marcha pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, na tarde da sexta (25), pelas ruas da área central da cidade.

 

 

 

A caminhada saiu da sede do SERC, passou em frente ao prédio da prefeitura e seguiu até a Praça da Matriz. 

 

 

Joselene Maria da Cruz, dona de casa, mãe de João Victor, de 11 anos, que tem paralisia e microcefalia, falou que sente o apoio do poder público voltado para a pessoa com deficiência. “Para a gente é uma alegria e cada vez que fazemos uma caminhada que mais pessoas aderem esse movimento. Faz parte de uma conscientização e é uma alegria. É necessário e fundamental que o poder público se faça presente também, em relação a isso, a Prefeitura de Gravatá tem se mostrado muito presente, no apoio, na convivência conosco”. 

 

 

Juliana Alves, coordenadora do CIG, falou da presença da instituição em mais uma caminhada. “Dentro da Semana da Pessoa com Deficiência, mais um evento foi realizado, a Marcha da Inclusão do SERC e o CIG não poderia ficar de fora. Viemos prestigiar o evento e dizer que juntos somos mais fortes”.   

 

 

Maria das Dores, diretora executiva geral do SERC, falou do pioneirismo da instituição na luta pelos direitos da pessoa com deficiência e do atual apoio da prefeitura pela causa. “Cada vez mais que uma cidade quando ela contempla e quando ela executa uma política que contribui para de fato a valorização pela pessoa com deficiência, toda comunidade vai junto. O trabalho do SERC é esse, promover essa incidência dentro da comunidade, o respeito e garantir nossos direitos. A política pública começa a ter um novo ar, compromisso, um novo marco legal dentro desse contexto. Hoje, o grupo que está na gestão tem uma visão e a visibilidade do todo e isso é muito importante. As ONGs estão aqui, mas estão também o COMUD, o CIG, a Educação, a Assistência Social, a Saúde, a Imprensa, o Controle Urbano, a Infraestrutura, enfim, todos pensando na política municipal da pessoa com deficiência e o SERC está liderando nesse contexto por realizar essa caminhada há 35 anos. Tudo é resultado de muita luta das famílias que não desistem no seu dia a dia de lutar por esse espaço de equidade e respeito”.

 

 

A Guarda Civil Municipal acompanhou toda caminhada, organizando o trânsito e garantindo a segurança dos participantes da marcha.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS