Usuárias dos CRAS concluem curso de bolos e tortas finas e saem preparadas para o mercado de trabalho

Publicado em 18 de agosto de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Em uma semana de muitos ensinamentos de técnicas, aprendizados e conhecimentos, dez alunas concluíram o curso oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Juventude

Nesta sexta-feira (16) aconteceu o encerramento do curso de bolos e tortas finas oferecido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Secretaria de Educação, com o apoio do Sindicato Rural, às usuárias dos CRAS ministrado pela professora Kátia Valéria.

O Prefeito Padre Joselito fez questão de estar presente neste último dia tão importante para as participantes do curso, junto à primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes.

Este momento contou também com a responsável por trazer cursos profissionalizantes, Ana de Jaci, da secretária de Educação, Ninha Professora, do coordenador do Programa Criança Feliz, Josinaldo Leão, e da coordenadora do Serviço de Convivência (SCFV), Betânia Simões.

Em uma semana de bastante aprendizado, conhecimentos, dicas e técnicas, as futuras boleiras estão preparadas para realizar uma excelente confecção e crescer profissionalmente neste campo.

As aulas foram de suma importância para que elas pudessem tirar todas as dúvidas, pôr em prática todos os ensinamentos passados pela professora, chegando a produzir tortas salgadas e doces. Os tipos de bolos foram de macaxeira, formigueiro, maracujá, laranja, bolo salgado e tortas de abacaxi, limão, chocolate e a famosa torta salgada. Além de calda de laranja e geleia de maracujá.

Dez alunas participaram e concluíram o curso ofertado.

Sem ter conhecimento de como preparar um bolo, a aluna Maria Auxiliadora fala de como foi seu aproveitamento durante a semana do curso: “Essa semana para nós, principalmente para mim, foi de aproveitamento perfeito. Algumas de minhas colegas eram boleiras, eu não sabia fazer e nem mexer ou utilizar uma batedeira, e aprendi aqui. Sem contar também que eu posso ser uma futura empreendedora, aproveitando o curso e gerando rendas”.

A instrutora do curso de bolos e tortas finas, Kátia Valéria, estava bastante satisfeita com o resultado do curso: “Foi maravilhosa a semana e eu espero que elas continuem fazendo bolo e gere renda para elas. O resultado da semana foi esse, de muitos bolos, muitas tortas, de  aprendizado mesmo porque elas aprenderam muita coisa, que a gente trouxe muita coisa nova. Para ela foi muito bom e para mim foi bastante gratificante”, disse.

Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude, estava bastante satisfeita com o interesse e participação das alunas e complementa: “Hoje encerramos mais um curso de bolos e tortas aqui no CAIC e foi muito proveitoso, as alunas aproveitaram bem aquilo que foi oferecido pelo SENAR com tudo muito organizado, a professora muito competente e a gente está aqui para oferecer o melhor para a população de Gravatá por que o nosso compromisso é com as pessoas”.

Padre Joselito, Prefeito de Gravatá, fala da importância: “Através da Secretaria de Assistência Social, também com o apoio da Secretaria de Educação, o SENAR mais uma vez esteve presente em Gravatá oferecendo mais um curso realizado na escola do CAIC. Dez mulheres participaram do curso de bolo, torta doce e salgada, de modo que as pessoas que já sabiam de alguma coisa puderam aprimorar o conhecimento, aprender técnicas diferentes para fazer um trabalho ainda melhor e a partir daí ter uma fonte de renda. O pedido das pessoas era este, geração de renda. Assim queremos caminhar porque o nosso compromisso é com as pessoas.”

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)