UBS Nielson Lucivânio dá início a realização de exame inédito em posto de saúde 

Tags: , , , ,
Publicado em 14 de dezembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Equipamento de tele-ECG avalia a atividade elétrica do coração e já vem com diagnóstico no laudo emitido pelo cardiologista 

 

A Unidade Básica de Saúde da Família Nielson Lucivânio, no bairro Boa Vista, recebeu o equipamento de tele-ECG, um aparelho de eletrocardiograma que já sai com o laudo técnico emitido pelo cardiologista, na manhã desta terça-feira (14), na presença do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

Estiveram na UBS, testemunhando mais um momento histórico para a saúde do município, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Saúde, José Edson, e a executiva da pasta, Maria Araújo, o coordenador de Atenção Primária em Saúde, Jairo Teixeira, a coordenadora de Território II, Solange Espíndola, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, além de Ester Gomes, que é secretária da Mulher de Gravatá e viúva de Nielson Lucivânio, que dá nome ao posto.

O equipamento foi trazido pela equipe da IV Gerência Regional de Saúde de Pernambuco. Os profissionais da IV GERES foram os responsáveis pela instalação do aparelho, que foi doado para Gravatá em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e realizaram o treinamento teórico e prático para as Equipes de Saúde da Família dos territórios I, II e III. 

 

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da IV GERES, Thamyris Barros, “primeiramente serão treinadas três equipes aqui na UBS Nielson Lucivânio, que repassarão o conhecimento para as outras ESFs da cidade. Atualmente, são o total de 22 Equipes de Saúde da Família que atendem o município de Gravatá”.

 

A enfermeira da UBS Nielson Lucivânio, Vanice Magalhães, explicou como esse equipamento vai ajudar os profissionais e a vida dos moradores. “Hoje é um marco para a população de Gravatá, que está recebendo a tele-ECG, que é um eletro que vai ser feito aqui na UBS, um diferencial para a gente e a rapidez desse diagnóstico de suspeita de cardiopatia é extremamente importante, porque tempo é ouro para evitar um possível infarto ou outros problemas maiores. Com isso, vamos dar qualidade de vida e qualidade de diagnóstico, pois se identificarmos alguma alteração através do laudo médico na telemedicina, a gente encaminha o paciente com segurança e com rapidez e ao chegar na unidade hospitalar, todos os procedimentos serão feitos por causa desse diagnóstico fechado. Isso sim é oferecer qualidade de saúde aos nossos munícipes”.

 

 

Oito usuários foram atendidos nesta terça (14). Um deles foi o aposentado Amaro de Almeida, de 77 anos. “Eu tinha que tirar do meu salário 250 reais para fazer esse exame, pois o médico pediu, há dois meses, e eu ia pagar. Pra mim foi importante porque agora vou fazer de graça. Foi uma iniciativa importante do prefeito e desse jeito ele perde mais nunca, porque está fazendo muito benefício para a saúde. A gente chega nos postos e não falta nada, atendimento bom, e hoje é importante para mim porque vou fazer meu exame”.

 

 

O secretário de Saúde, José Edson, informou que “cuidar das pessoas é o tema da gestão do prefeito Joselito Gomes e hoje estamos aqui para inaugurar um serviço que não temos em nenhum município da nossa redondeza, que é o eletrocardiógrafo com o eletrocardiograma feito nas unidades de saúde. A UBS Nielson Lucivânio será a unidade fixa, mas teremos a circulação desse aparelho nas outras unidades para beneficiar os usuários do SUS de Gravatá. A vantagem é que este paciente não terá que se deslocar para outro posto, pagar particular, nem se deslocar para outra cidade. É um passo muito importante porque estamos melhorando cada vez mais a saúde das pessoas e de Gravatá. Isso é o que o prefeito tem recomendado e estamos seguindo à risca”, destaca.

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, destacou que “um equipamento desse é muito importante em um posto de saúde no município. Sempre encontramos pessoas que necessitam de um eletrocardiograma e tendo a possibilidade de fazer esse exame no posto de saúde nada mais importante, inclusive um exame que pode salvar vidas. Por isso, estamos desde o início da gestão focando em primeiro lugar na saúde e saúde de qualidade. Foi o pedido da população e que está sendo atendido pouco a pouco, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS