Posto I agora conta com exame de tele-espirometria

Tags: ,
Publicado em 20 de dezembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Parceria com Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ministério da Saúde (MS) traz exame inédito à saúde gravataense

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o Ministério da Saúde (MS), traz ao município serrano o exame de tele-espirometria, conhecido também por prova de função pulmonar ou exame do sopro, que é uma avaliação utilizada para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente, em que, em alguns casos, não podem ser avaliados plenamente sem a realização deste exame complementar. Alterações podem indicar doenças respiratórias como Asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

 

 

Ainda estamos em meio à pandemia da Covid-19 e a implementação desse exame é de suma importância para o acompanhamento de pacientes pós-Covid que tiveram complicações pulmonares, além de averiguar a situação de pacientes, tanto de Covid, como de outras doenças, que precisaram passar por intubação. O município se destaca nacionalmente com a oferta do exame pelo SUS, sendo um dos poucos a realizarem esse feito que só agrega à saúde e à qualidade de vida dos munícipes.

 

 

O exame é feito em etapas em que a primeira delas é a aferição do fluxo de ar em condições normais, quando na etapa posterior é administrado no paciente um broncodilatador à base de sulfato de salbutamol para que depois seja feita mais uma aferição. No exame várias curvas são averiguadas para se chegar ao diagnóstico e todo o processo dura cerca de 40 minutos.

 

 

Na instauração do exame, o coordenador da Atenção Primária em Saúde, Jairo Teixeira, esteve realizando as aferições. Ele passou por treinamento na UFMG sobre tele-ECG, trouxe o equipamento para Gravatá e explica que “trata-se de uma parceria com a UFMG e o Ministério da Saúde, na qual a gente implanta no município de Gravatá a tele-espirometria, que é um procedimento que avalia a capacidade pulmonar de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, pacientes asmáticos, pacientes com enfisema pulmonar e aqueles pacientes que têm complicações sérias relacionadas à Covid-19. É um exame realizado no município nas Unidades Básicas de Saúde  e será encaminhado posteriormente para laudo através do profissional pneumologista.”

 

O secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, ressalta que “a Prefeitura de Gravatá, através do nosso prefeito Joselito, não tem medido esforços para atender às necessidades da população, especialmente agora que nós estamos numa pandemia ainda, embora com o número baixo de casos, mas ainda estamos passando por ela e esse exame visa os pacientes pós-Covid ou com alguma outra alteração pulmonar que vai precisar desse exame, que vai averiguar a sua capacidade pulmonar. Vale salientar que somos um dos poucos municípios do país que oferece esse exame.”

 

O prefeito Joselito Gomes acompanhou o primeiro exame realizado no Posto I e ficou muito satisfeito por proporcionar à população mais esse avanço na saúde do município. “Estou aqui no Posto I participando da entrega de um equipamento de tele-espirometeria, mais um equipamento que vem ajudar pessoas na área da saúde em nosso município, temos uma lista enorme de pessoas aguardando já há dois anos, um ano e pouco para fazer esse exame e não estavam conseguindo, de modo que a partir de hoje muitas pessoas estarão fazendo seu exame, estarão tendo consciência do que de fato estão sentindo, que tipo de tratamento, que medicamento, enfim, é um investimento na saúde, a população pediu, a população disse o que eu estava precisando, e nós estamos correndo atrás e fazendo acontecer, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

 

 

 

Reportagem:  Leonardo Santos / Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS