Evento reuniu grande público, atrações culturais e autoridades na abertura oficial dos festejos juninos
Na tarde fria e nublada do sábado (17), a 17ª edição do Tardes no Polo marcou a abertura oficial do São João de Gravatá 2025. O evento, já consolidado no calendário festivo da cidade, encantou moradores e turistas com sua estrutura composta por três palcos simultâneos, onde se apresentaram Expresso É Show, Lucas Pereira e Tio do Acordeom com convidados especiais. O clima típico do inverno no agreste não impediu que o público lotasse o Polo Moveleiro e transformasse a tarde e a noite em uma verdadeira prévia do São João.
Um dos momentos mais marcantes foi o desfile junino, que percorreu todo o Polo Moveleiro e trouxe a autenticidade das tradições nordestinas. Bacamarteiros, o grupo Os Três Matutos, quadrilhas juninas, grupos de dança locais e o Boi Zangão do Caruá deram um verdadeiro show de cultura popular e arrancaram aplausos e sorrisos do público ao longo do trajeto. A festa mostra o que a gestão municipal de Gravatá se empenha em manter vivas suas raízes culturais e proporcionar experiências únicas para moradores e visitantes.
O prefeito Joselito Gomes curtiu a festa ao lado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes. Também estiveram presentes diversos secretários, executivos e diretores municipais. A Secretaria de Finanças participou com o Plantão do IPTU e a Secretaria da Mulher levou um stand com belíssimos artesanatos produzidos por mulheres assistidas pelas políticas públicas do município. As crianças aproveitaram as atividades de recreação com a equipe da Secretaria de Assistência Social e Juventude, enquanto as barracas de comidas e bebidas típicas seguiram lotadas.
Frequentador assíduo do evento, o advogado Robson César, que há 23 anos tem segunda residência em Gravatá, elogiou a organização da festa e o avanço que a cidade tem vivenciado nos últimos anos. “O Tardes no Polo é uma iniciativa que valoriza nossa cultura, reúne famílias e movimenta a economia local. Venho pra cá quase todos os finais de semana e fico impressionado com a evolução da cidade. O prefeito Joselito Gomes tem feito um trabalho sério e transformador, cuidando do povo e resgatando o brilho das tradições que fazem de Gravatá um lugar único”, afirmou.
Outro entusiasta do evento, o auditor fiscal Maurício Cordeiro, também celebrou a oportunidade de participar mais uma vez do Tardes no Polo. “É sempre uma alegria imensa estar aqui. O ambiente é acolhedor, a programação é de qualidade e a energia do povo de Gravatá contagia. Sinto-me em casa toda vez que participo. A cidade está de parabéns pela organização e pelo cuidado em manter viva essa tradição tão bonita”, destacou.
Para os comerciantes locais, o evento também representa uma importante oportunidade de negócios. A comerciante de móveis e artesanato Tamires Soares ressaltou o impacto positivo do Tardes no Polo para o comércio local. “Sempre que tem essa festa, o movimento nas lojas aumenta bastante. Muita gente vem curtir os shows e acaba conhecendo nosso trabalho. Já ganhei vários clientes que vieram pela primeira vez por causa do evento e depois voltaram. É um estímulo enorme para nós, que vivemos do comércio local”, afirmou.
Satisfeito com os resultados, o comerciante de alimentos Elias Bernardo, que tradicionalmente monta sua barraca em todas as edições do evento, também celebrou o sucesso de mais uma tarde festiva. “É sempre muito bom participar do Tardes no Polo. O movimento é excelente, vendemos bastante e o público é muito animado. Além de garantir uma renda extra, é uma alegria fazer parte dessa festa que só cresce a cada ano. A Prefeitura está de parabéns pela organização e por dar esse espaço tão importante para quem trabalha com alimentação”, destacou.
Para o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, o sucesso do evento é resultado de planejamento e valorização da cultura local. “A cada edição, o Tardes no Polo mostra sua força como impulsionador do turismo e da economia local, além de ser uma vitrine para nossos artistas e tradições. Ver o público feliz, o comércio aquecido e a cultura pulsando é gratificante. Essa é a Gravatá que estamos construindo: acolhedora, forte e vibrante”, afirmou o secretário.
Com sentimento de dever cumprido, o prefeito Joselito Gomes também falou sobre o segredo do sucesso do Tardes no Polo e do São João de Gravatá. “Tudo isso é fruto de muito planejamento, escuta e compromisso com as pessoas. Quando a gestão trabalha com seriedade, respeito e pensa no bem coletivo, os resultados aparecem. O Tardes no Polo é um reflexo do cuidado que temos com a cultura, com os comerciantes, com o turismo e, acima de tudo, com a nossa gente. Seguimos firmes, porque o trabalho continua”, declarou o gestor.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)
Fotos aéreas: Eliese Henrique (SECOM)