Esta será uma oportunidade da população participar de forma direta e sugerir propostas para melhorias na saúde do município
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar a Pré-Conferência Municipal de Saúde de Gravatá, classificada como uma etapa que precede a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Gravatá, que acontecerá no dia 25 de outubro de 2021.
Esta Pré-Conferência é uma etapa de propostas realizada por um questionário que a população gravataense terá acesso através do banner com QR Code localizado em pontos fixos em toda área de saúde, além da Prefeitura de Gravatá e também por meio do seguinte link https://forms.office.com/r/QcmXQRYF7u . O mesmo também será enviado por agentes comunitários de saúde que assistem à população em seus respectivos bairros.
O questionário contém dez perguntas e, desta forma, as pessoas podem contribuir com sua sugestão de melhorias para a saúde do município. Em seguida, essas propostas serão utilizadas para que a Secretaria de Saúde possa formular políticas de saúde voltadas e pautadas àquilo que a população espera que de fato aconteça.
A Conferência é dispositivo do Sistema Único de Saúde (SUS) através da Lei 8.142/90 que insere a população na construção das políticas do SUS, tanto através do Conselho Municipal de Saúde, quanto da própria Conferência Municipal de Saúde.
É importante informar que a Conferência acontece a cada quatro anos. Neste ano ela será a décima e terá um modelo híbrido e inovador no sentido de que a Secretaria de Saúde vai ouvir o que o munícipe espera e deseja em relação à saúde de Gravatá para que de fato a atual gestão possa alcançar esse objetivo e pautar as políticas públicas voltadas às suas necessidades.
Jairo Teixeira, coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, detalha essa primeira etapa: “Essa é a primeira etapa, que é a Pré-Conferência que acontece até o dia 17, e a partir disso, vai ser trabalhada a ideia de levantamento de delegados e consolidação das propostas que serão discutidas na 10º Conferência que acontecerá no dia 25 de outubro deste ano. Pedimos que a população participe, opine sobre a saúde. É dando voz aos gravataenses que vamos melhorar e trazer benefícios à saúde de Gravatá. Dessa forma, só quem tem a ganhar é o povo”.
O prefeito Padre Joselito, fez o convite a toda população para participarem deste questionário que é de suma importância para o desenvolvimento no quesito saúde: “Convido você, gravataense, para registrar a sua opinião para melhorar a saúde de nossa cidade. Acesse o site da Prefeitura de Gravatá e participe. A sua opinião é muito importante , pois iremos reunir todas as propostas para formular as políticas públicas para a saúde no município. Você pode opinar também nas unidades de saúde. Informo que nossa Conferência Municipal de Saúde acontecerá em outubro e contamos com sua participação”.
Reportagem: Mathilde Souza