Prefeitura de Gravatá lança o Programa Mãe Coruja Pernambucana

Tags: , ,
Publicado em 25 de abril de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Gravatá beneficia as gestantes do município

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, integrada com a Assistência Social e Juventude e Educação, começa a semana com o lançamento do Programa Mãe Coruja Pernambucana, que tem o intuito de qualificar as questões relacionadas ao pré-natal e à primeira infância.

Foi disponibilizada uma sala específica, na sede da Secretaria de Saúde, que está situada à Rua Dr. Régis Velho (próximo a UPA), com dois técnicos aptos para dar o suporte necessário e ampliar os cuidados com o pré-natal e a primeira infância dessas gestantes. Este programa vem para somar, ampliar, e cuidar dessas pessoas. Vale lembrar que, todas as gestantes que precisam de um acompanhamento pela Mãe Coruja Pernambucana serão encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou de modo espontâneo.

A agricultora Patrícia Barbosa, é uma das beneficiadas deste programa. “Quero agradecer ao prefeito Joselito por esse programa que é muito importante para a gente, para a gente se sentir acolhida na hora que a gente procura o SUS, é muito importante”, disse.

Sofia Costa, diretora do programa Mãe Coruja Pernambucana, explica que: “É um programa intersetorial que trabalham juntos a Saúde, Educação, Assistência Social, Qualificação Social, Desenvolvimento Agrário numa perspectiva de você melhorar, ofertar para aquela mulher grávida, para aquela gestante e também o seu filho na primeira infância a gente ofertar o desenvolvimento humano. A gente acompanha a mulher gestante oferecendo todas as políticas públicas que já existem no município e também para a criança estimulando o desenvolvimento infantil”.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana vai beneficiar cerca de 600 gestantes em Gravatá. José Edson, secretário de Saúde, explica que: “É um programa de integração que traz o Criança Feliz da Assistência Social e Juventude, junto com a Educação para a gente fazer a educação continuada das mães, e também fazer uma abrangência para que todas essas mães tenham o seu acompanhamento e tenham sua gravidez muito tranquila e com toda assistência necessária. O prefeito Joselito Gomes tem nos cobrado para que todas as entidades, todas as pessoas, e cada um, especialmente as mães que estão esperando mais um ser vivo, para que elas tenham esse cuidado e a gente tenha uma redução na mortalidade infantil e na mortalidade materna”.

Em mais um dia histórico na gestão, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve presente no lançamento do programa Mãe Coruja Pernambucana. “Estamos fazendo o lançamento do programa Mãe Coruja já presente no estado de Pernambuco desde 2007. Vários municípios do estado já estão com esse programa e agora Gravatá. O município  de Gravatá abraçando essa causa. Um trabalho integrado que tem como objetivo cuidar da mãe e do bebê e assim estaremos fortalecendo esse trabalho de prevenção em nosso município, para que mãe e filho possam receber os cuidados necessários e possam caminhar com saúde, com segurança, é um compromisso que nós temos com as pessoas”, disse.

Também estiveram presentes Catarina que é apoiadora do programa Mãe Coruja Pernambucana da IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres), Viviane Facundes, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, os executivos da Secretaria de Saúde, Frailan Mota e Maria Araújo e a secretária da Mulher, Ester Gomes.

Fotos: Anderson Souza (SECOM)