Evento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco reúne secretários
dos 184 municípios do estado e do distrito de Fernando de Noronha
Gravatá, cidade serrana do Agreste pernambucano, recebe, do dia 10 ao dia 12 de maio, o XII Congresso do COSEMS-PE que reúne os 185 secretários de saúde dos municípios do estado de Pernambuco e do distrito de Fernando de Noronha, no Hotel Canariu’s.
A abertura oficial aconteceu na noite da terça-feira (10), no auditório Galo Campina e contou com membros da diretoria executiva ampliada do órgão. A mesa foi formada pelo prefeito do município anfitrião, Joselito Gomes, pela vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, pelo presidente do COSEMS-PE e secretário municipal de Saúde de Gravatá, José Edson, pelo presidente do CONASEMS e secretário municipal de Saúde Pacatuba-CE, Wilames Freire, pelo presidente do CONASS e secretário de estado de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, pela superintendente estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Cristina Cerqueira, pela presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e prefeita do município de Surubim, Ana Celia Cabral, pelo secretário de estado de Saúde de Pernambuco, André Longo, e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Gravatá e presidente da União dos Vereadores do Estado de Pernambuco – UVP, Leo do Ar.
Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos, de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes e o chefe de Gabiente, Lucas Noia prestigiaram a solenidade de abertura do evento.
O congresso tem por objetivo de discutir os esforços conjuntos dos municípios para a revitalização e ampliação do SUS no estado e o presidente do COSEMS-PE e secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, ressalta que “nós estamos congregando aqui 185 municípios contando com Fernando de Noronha e é um evento grandioso, porque todo secretário de Saúde vêm e trazem alguém da sua equipe para as oficinas, para as conferências, enfim, um trabalho de 3 dias discutindo a revitalização do SUS e é a grande importância do momento, após uma pandemia a gente revitalizar o SUS. E como Gravatá é turística e tem rede hoteleira e tudo o mais, nós trouxemos esse evento pra cá e estamos querendo trazer outros eventos para que, também, a população de Gravatá, o movimento no comércio tenha o retorno desses eventos que aqui acontecem. Vamos também ter o retorno na nossa saúde, vamos modificar várias questões para que a gente trabalhe melhor e a gente economize mais. Então esse é o mote: é trabalhar, economizar e inovar de acordo com o que a gente aprendeu agora na pandemia.”
Boas notícias vieram do Governo de Pernambuco que anunciou investimentos na ordem de R$ 222,5 milhões na saúde em todos os municípios. Sobre a fatia desse montante para Gravatá e a cooperação entre estado e municípios, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirma que “a gente traz aqui a representação do Governo do Estado para a importância desse evento que aqui é presidido pelo secretário José Edson, quero trazer também um abraço para o prefeito Joselito e dizer que o Governo do Estado neste momento está anunciando importantes recursos para todos os municípios do estado, relativos às contrapartidas das políticas de saúde, para se ter uma ideia, apenas para o município de Gravatá serão disponibilizados nos próximos cinco meses R$ 3,997 milhões para o Fundo Municipal de Saúde. Assim, todos os municípios de Pernambuco receberão até o final do ano essas contrapartidas, mostrando todo o compromisso do governador Paulo Câmara com a melhoria da saúde pública do estado.”
Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos traz o sentimento do governo em investir na saúde dos pernambucanos. “Nós expandimos bastante todo o sistema SUS no estado de Pernambuco. Nós aumentamos em oito novos hospitais, regionais ou na região metropolitana do Recife, 12 UPAs, 15 UPAEs, procurando exatamente ampliar algo que é singular no mundo, que é o Sistema Único de Saúde. Então o compromisso que o nosso governo tem tido é por convicção da importância estratégica que isso tem em defesa da vida, como foi agora nesse período da Covid, em que Pernambuco atendeu às orientações da Organização Mundial de Saúde, da ciência e cumpriu o dever de casa salvando vidas, foi o segundo melhor estado que combateu a Covid, com a menor quantidade de mortes do Brasil proporcional à sua população.”
Prefeito da cidade que recebe o congresso, Joselito Gomes pontuou a importância do município ser anfitrião do evento. “O encontro de secretários municipais de Saúde de todo o estado, cujo objetivo é fortalecer esse trabalho tão importante e que tem a prioridade das prioridades em cada município que é o melhoramento na área da saúde, como cada município poderá oferecer um trabalho, um serviço ainda melhor aos seus munícipes. Com a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, e outras autoridades este congresso está sendo realizado em nosso município e Gravatá acolhe com amor e carinho todos os participantes.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)