130 anos da emancipação política de Gravatá tem evento de cultura no Museu Memorial

Tags: , , , , , , , , ,
Publicado em 14 de março de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cultura

Grande público prestigiou momento que fez a sociedade reviver a história da cidade

 

 

Gravatá é uma cidade que respira cultura e a Prefeitura Municipal valoriza essa riqueza natural de quem é da cidade. 

 

O Museu Municipal Memorial de Gravatá foi o palco ideal para a realização de uma roda de conversa sobre a história da cidade, que completa 130 anos na quarta, dia 15 de março. 

 

 

Os 3 Matutos e as Bonequinhas da Sorte fizeram a recepção do público, formado por vários nomes da cena cultural de Gravatá. 

 

 

Antes da conversa, houve apresentação das alunas do Centro de Formação do Menor Carmen de Oliveira e Silva/ODIP representando as Bonequinhas da Sorte. 

 

 

Logo em seguida, houve a formação da mesa para a roda de conversa “Histórias de Gravatá”, com as presenças do Professor José Lamartine, Vital Medeiros, Terezinha Carvalho, Josias Teles e Dilsa Farias, membro da Academia de Letras de Gravatá, professora de língua portuguesa e literatura, moradora de Gravatá desde sempre. “Eu acho de extrema importância um evento dessa natureza porque precisa muito. Gravatá vem progredindo a cada dia mudando seu visual e a história não deve ficar adormecida. Tem muita coisa bonita para se falar e quem é atualmente jovem vai ser importante saber do passado e não ficar apenas no presente. A ideia foi maravilhosa, fiquei muito feliz de participar e a prefeitura está de parabéns”.

 

Professor José Lamartine Lima foi outro palestrante que dissertou sobre parte da história da cidade. Ele opinou que “é uma iniciativa muito importante, corresponde o que toda a cidade civilizada faz para comemorar suas datas mais importantes e memoráveis, para que o povo participe e tenha conhecimento da história municipal, saiba como as coisas aconteceram que é um índice do que acontecerá no futuro”.  

 

O evento foi uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e o secretário da pasta, Jaime Prado, destacou: “nós estamos abrindo oficialmente a semana do nosso aniversário de 130 anos, quando estamos trazendo uma roda de conversa com pessoas que conheçam nossa cidade, desde Justino até os dias atuais, para isso chamamos grandes nomes e que vão enriquecer nosso conhecimento. Na plateia, vários representantes do artesanato, da música, os violeiros, todos aqui presentes para fortalecer ainda mais o sentimento de pertencimento. É um encontro que faz a gente respirar cultura, algo que é tão bom para nossa história e que vai informar para os mais jovens o que Gravatá antes, o que é hoje e o que será amanhã”. 

 

O prefeito Joselito Gomes esteve no evento, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes. Ele ressalta que a história de Gravatá é muito rica e é interessante que as pessoas tenham conhecimento sobre ela. “Foi ótimo esse momento aqui no Memorial, lugar que é um marco para a nossa cidade e através dessa roda de conversa conhecer um pouco mais sobre Gravatá, conhecer como tudo começou. Quais pessoas contribuíram para que Gravatá pudesse se desenvolver e chegar a o que chegou. Eu sempre digo que é algo maravilhoso poder ouvir essa história. Nossa programação segue comemorando os 130 anos de emancipação política de Gravatá e vocês estão convidados para participar de todos os momentos. Nosso trabalho segue, porque o compromisso é com as pessoas”. 

 

Reportagem : Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS