Abertura do Ano Letivo 2025 para Profissionais da Educação de Gravatá teve momento cultural e aulas magnas de Toinho Mendes e André Daconti

Tags: , , ,
Publicado em 03 de fevereiro de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

O tema deste ano será “A afetividade no ambiente escolar”

 

 

 

A Abertura do Ano Letivo 2025 para Profissionais da Educação de Gravatá foi um momento de celebração ao conhecimento e às relações humanas pacíficas, pois levou apresentações culturais e palestras que trabalharam o tema deste ano, “A afetividade no ambiente escolar”, na manhã da segunda (03), no Hotel Portal de Gravatá. 

 

 

A recepção dos profissionais foi da Banda Musical Cônego Eugênio Vilanova, sob regência do maestro João Netto, e de um café da manhã do hotel. 

 

 

 

Já no evento, Mozart Oliveira, artista gravataense que estudou na rede pública de Gravatá, declamou poesia e cantou para o público presente. E alunos da ODIP realizaram a apresentação “O frevo que ferve no sangue do pernambucano”.

 

 

 

Na mesa, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, Josenildo Gomes, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eduardo Andrade, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Joselma Melo, secretária de Educação. 

 

 

Toinho Mendes, professor, poeta, escritor, repentista e ator, e o psicólogo clínico, hospitalar e paliativo, capacitado em Comunicação Não Violenta (CNV), André Daconti Menezes, foram os responsáveis pela aula magna interativa, que fizeram a plateia cantar, sorrir e refletir sobre o tema trabalhado. Maria Joselma, professora nas Escolas Municipais da Serra e Maria Alice da Veiga Pessoa, recebeu homenagem durante o evento pelo falecimento dela em janeiro deste ano.

 

 

Para André Daconti, “eu quero agradecer muito o convite de poder estar falando para os professores, gestores, sobre um tema que é tão importante, que é a afetividade, o amor, a escuta, a comunicação não violenta. Então meu desejo é que esse ano letivo seja um ano regado de muita inclusão, de muito respeito, de muito acolhimento, para que a gente possa construir escolas e famílias cada vez mais embasadas no amor e no respeito”.

 

Toinho Mendes declamou: “Quem é que não fica feliz e não precisa nem negar? Afinal de contas, tá na Suíça pernambucana. Da gente é que o professor se fraterna e se imana, a gente tá em Gravatá. E a gente fica arretado, bem do jeito que pode. Afinal de contas, um cantor chamado Mozart, da Devaldo Borges, André Daconti, Toinho Mendes, não ia ser diferente, seja assim do jeito que tô. Na homenagem à professora Joselma, que hoje é um anjo, tá lá no céu tão bela, um exemplo de carinho, perseverança e de amor. Não ia ser diferente, é verdade e eu não minto dizer pra nossa secretária Joselma, pra nosso prefeito Joselito, que é assim que se faz educação, cuidando com carinho do jeito assim que se tem, porque afinal de contas a gente sabe de uma coisa, com certeza, para além da beleza, do turismo, aqui em Gravatá, gentileza gera gentileza”. 

 

De acordo com Joselma Melo, secretária de Educação de Gravatá, “é essencial nós fazermos isso, porque a base da escola está nos professores, podemos dizer assim. Sabemos que temos uma equipe por trás, tem muitas pessoas que colaboram para que o aprendizado aconteça. Mas o professor é aquele que é o mediador de conhecimentos. E nós não precisamos só pensar nisso. A escola é cognitiva, mas ela também é um espaço onde as pessoas buscam conviver um com o outro. E é fundamental nós termos nessa convivência a afetividade. Então a temática deste ano foi a afetividade no ambiente escolar. Porque, justamente, todos nós precisamos ter esse afeto um pelos outros. Principalmente os nossos estudantes, porque eles vêm de diversas localidades com uma história de vida e essa história precisa ser ouvida, ser escutada pelos professores, por todos nós, e também nós precisamos conversar, dialogar para entendermos melhor o comportamento de cada um deles. E só assim o aprendizado chegará, depois que nós conhecermos o nosso aluno”.

 

O prefeito Joselito Gomes falou sobre o tema. “É um tema bastante oportuno, porque diz respeito à vida, diz respeito à convivência, ao relacionamento, a humanização das pessoas. Escola, família, família e escola cada vez mais de mãos dadas, cuidando daquilo que temos de mais precioso: a pessoa humana, o ser humano. O ambiente escolar é um ambiente onde não estamos apenas para receber um conteúdo que diz respeito a uma determinada disciplina, mas é um ambiente em que precisamos conviver e de forma acolhedora, inclusiva, respeitosa, pacífica e tudo isso passa pela afetividade. Toda sua equipe, todo esse trabalho na abertura do ano letivo que vem acontecendo em nosso município. E vamos seguindo com a missão, porque o compromisso que temos é com as pessoas”. 

 

 

O evento foi prestigiado ainda pelos secretários Maria dos Anjos, Nadjaécio Coelho e Rubenildo Moura (executivos de Educação), Sandra Morais (diretora de Ensino), Eliakim Herbert de Araújo Silva (municipal de Planejamento e Controle Urbano), Josias Teles (executivo de Indústria e Comércio), Renné Gonçalves (executivo de Agricultura e Desenvolvimento Rural), Gorete Silva (executiva de Assistência Social e Juventude e presidente do COMDICA), e Agostinho dos Santos (diretor do DMGTTRANS). 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Nilson Silva (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS