Alunos concluem curso de Culinária Regional em Gravatá com almoço produzido por eles

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Desenvolvimento Econômico

Pratos foram preparados de acordo com os ensinamentos do curso, que durou três dias, nos turnos da manhã e da tarde 


Dez alunos do curso de Culinária Regional concluíram, nesta quarta-feira (11), seu ciclo de aprendizados com um almoço preparado com algumas das receitas executadas no decorrer das aulas, utilizando as técnicas que foram aprendidas por eles.

Entre os pratos, estavam o escondidinho de carne seca, rocambole de carne moída recheado com queijo, vatapá de frango e o curioso sorvete de macaxeira, que surpreendeu a todos.

O curso durou três dias, com aulas nos horários da manhã e da tarde, totalizando 24 horas/aula. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

Estiveram presentes para prestigiar a conclusão de mais esse curso, o prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude,  Viviane Facundes, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, João Paulo de Lemos, os executivos da pasta, Josias Teles e Lidiane Bezerra, além do Chefe de Gabinete, Lucas Noia, e do secretário de Imprensa e Comunicação Social de Gravatá, Rodolfo Lima.

Uma das alunas do curso, Janaína Lima Ferreira, de 42 anos, acredita que “fazer esse curso foi uma oportunidade maravilhosa, pois ele é muito caro e foi uma oportunidade para  quem não tem condições de pagar. Indico a outras pessoas fazerem os próximos, a professora é excelente, passa tudo direitinho e vai abrir um leque de trabalho aqui em Gravatá: resort, hotel, hotel fazenda. Esse curso foi bom porque, além da parte teórica, você coloca a mão na massa. O prefeito está abrindo uma porta para nós moradores e espero que ele não pare”.  

Para Alessandra Vasconcelos, instrutora do curso pelo SENAR, “a turma desempenhou um bom trabalho, com bastante interesse. A procura pelo curso foi alta. Nós trabalhamos vários pratos da nossa culinária regional, usando macaxeira, batata-doce, carne de sol, tudo para valorizar nossa mesa e utilizando todos os temperos naturais. A turma está qualificada e o SENAR disponibiliza mais de 100 cursos, de diversas áreas ligadas ao meio rural, então essa parceria foi de extrema importância. Eu acredito que o município tem muito a lucrar com isso. Tem muita coisa boa para vir ainda e o prefeito está buscando essas parcerias, o que está sendo muito positivo e a população certamente ficará muito agradecida por isso”. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Gravatá, João Paulo de Lemos, ressaltou que “essa parceria com o SENAR é muito importante para que as pessoas possam se capacitar, aperfeiçoar seus conhecimentos, empreender, gerar sua própria renda e até iniciar novas atividades. Com isso, o município vai se desenvolver e gerar oportunidade de trabalho aos gravataenses”. 

O prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, ressalta que “em parceria com o SENAR, alguns cursos já aconteceram em nosso município, como preparação de doces, jardinagem, eletricista, e hoje a culinária regional teve espaço. Mais um grupo de pessoas, a partir do que elas já sabiam fazer, estão tendo a oportunidade de aprimorar, melhorar e até se superar. Isto é de grande importância para Gravatá, seja você um empreendedor, ou que terá sua mão-de-obra absorvida pelo mercado de trabalho aqui, cuja gastronomia já é bastante conhecida e reconhecida. Estamos aqui para oferecer a oportunidade que as pessoas pediram, a qualificação profissional. E nosso trabalho continua, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.   

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS