Avencas recebe ação das Secretarias de Educação e Saúde de Gravatá

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Saúde

Nestas terça (17) e quarta (18), alunos do Distrito passam por triagem em saúde bucal, teste de acuidade visual, avaliação nutricional e atualização da caderneta de vacina

A Escola Municipal José Batista de Melo, que fica no Distrito de Avencas, Área Rural de Gravatá, recebe ação dos Programas Federais Saúde na Escola e Crescer Saudável, nestas terça (17) e quarta (18).

Em Gravatá, a ação é realizada pela parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, por meio da coordenação de Atenção Primária em Saúde, e vai beneficiar 1.400 alunos, apenas da Área Rural, que estudam na Rede Municipal de Ensino.

O propósito dessa ação é garantir o atendimento em saúde a crianças de 3 a 10 anos, e, através dessa avaliação, elas tenham o atendimento na Unidade de Saúde ou nas especialidades garantido.

A coordenadora de Saúde Bucal de Gravatá, Patrícia Nogueira, fala sobre a ação na área dela. “Na saúde bucal, nós vamos fazer uma triagem em todas as crianças, realizar uma avaliação clínica, preencher a ficha clínica que cada criança vai receber e esse encaminhamento vai ser feito para a Unidade de Saúde para que elas continuem o tratamento odontológico até a finalização do quadro que ela apresentar na triagem”.

Joselma Claudino da Silva, de 42 anos, é agricultora e levou o seu filho de 8 anos e estudante do 3o ano do Ensino Fundamental. Para ela, “essa ação aqui foi muito boa, porque a gente nunca viu isso por aqui. Então estou aproveitando e vendo como ele está nos serviços oferecidos de dentista, nutricionista, tudo”.

Jairo Teixeira, coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, passou mais detalhes sobre o Programa Saúde na Escola. “Esta é uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Saúde que irá contemplar as 45 escolas da cidade. Dessas, 77% estão localizadas na Área Rural. O critério de escolha foi a vulnerabilidade social e o número de usuários escolares que recebem o Bolsa Família. São 13 temáticas que participam do programa e algumas delas já foram iniciadas para o total de seis mil estudantes de Gravatá, desde combate à violência, controle de arboviroses e as ações presenciais que iniciaram hoje aqui em Avencas. Nossa previsão é que a ação irá durar até o mês de outubro. Com este programa nós conseguimos olhar para a criança de forma holística, ou seja, em todas as suas variáveis”.

O administrador distrital de Avencas, José Ximenes, avaliou que “eu como representante aqui do nosso distrito fico muito feliz em saber que a Prefeitura de Gravatá está fazendo um evento como esse, unindo Saúde e Educação, tratando do futuro do nosso Brasil e da nossa cidade, para que essa criança seja um jovem e adulto saudável”.

As ações presenciais seguem de Avencas para Uruçu-Mirim e, ao final, todas as escolas dos cinco distritos serão contempladas. Após outubro, as ações seguem nas escolas da Área Urbana.

A Ouvidoria de Gravatá também estava presente na ação fazendo distribuição de folders e orientando os moradores para deixar a saúde do município cada vez melhor.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)