Avós de Gravatá são homenageados com ensaio fotográfico

Publicado em 20 de agosto de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Ação, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Juventude, prestigiou aqueles que experimentam a maternidade e paternidade pela segunda vez

O Dia de Sant’Ana, comemorado em 26 de julho, também é marcado como o Dia dos Avós. Como uma forma de reconhecer a importância dessas pessoas, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, promoveu um ensaio fotográfico com avós e seus netos.

Os ensaios aconteceram entre os dias 29 e 30, nos quatro Centros de Referência de Assistência Social de Gravatá (CRAS), nos períodos da manhã e da tarde.

A agricultora Maria do Carmo da Silva é avó de 12 netos e levou dois deles, Ryan Leonardo, de 7 anos, e Ana Júlia, de 3 anos, para fazer as fotos no CRAS II, na Área Verde. Ela falou da experiência. “Foi muito bom, gostei muito bastante, porque nunca teve isso aqui. Foi muito carinhoso fazer essas fotos e o atendimento aqui está diferente também”.

O coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão, explicou que “essa ação nos quatro CRAS foi voltada para o Dia dos Avós. Nós, do Criança Feliz e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), junto com visitadores e orientadores sociais, organizamos esse momento com os avós e proporcionamos esse momento deles com seus netos e que pudesse fazer uma manhã e tarde bem diferente, com essa foto, que é o momento de recordação. Nós vamos disponibilizar o arquivo para cada usuário que veio. Então foi uma ação muito importante que fortaleceu os vínculos entre os integrantes da família”.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Gravatá, Betânia Simões, considerou que “são programas que trabalham em parceria, porque o Criança Feliz atende as crianças de 0 a 3 anos e o Serviço de Convivência de 3 anos até o idoso, então a parceria se deu porque um programa termina e já começa o outro. Então houve a conversa para haver essa ação que envolvesse os dois programas”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, disse: “Essa iniciativa veio através dos meus coordenadores Josinaldo Leão e Betânia Simões. Eles conversaram e propuseram esse momento que está acontecendo aqui entre os avós e netos E esse momento promove o fortalecimento dos vínculos e é de muita importância até para própria gestão, porque nós estamos oferecendo esse momento que é único da família, para gente poder tirar uma foto, poder guardar uma lembrança e comemorar o Dia dos avós, pois ser avô e avó é ser pai e mãe duas vezes”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS